Apaixonada pelo chefe? Será que vale a pena se declarar?

por Anette Lewin

"Estou apaixonada pelo meu supervisor. Ele tem 34 anos, é solteiro e eu também. Mas ele só olha para mim profissionalmente. Gostaria de conselhos para conquistá-lo, pois tenho um sentimento muito grande por ele, mas tenho medo de me declarar"

Continua após publicidade

Resposta: Não existem fórmulas para conquistar quem não quer ser conquistado. Você se diz apaixonada por uma pessoa que é solteira, como você, mas percebe que só isto não basta. E quer saber se dá para reverter a situação…

Bem o tipo de pergunta que você faz, sinaliza que você tende a acreditar que existam fórmulas para se chegar ao que se quer, e sobre isso eu posso dizer: não, nem tudo o que se quer se consegue; a única "fórmula" de sucesso é trabalhar, se empenhar, persistir ou desistir dignamente quando sentir que fez o que pôde. E ter coragem para ouvir um não. Afinal, como diz o velho ditado, "quem não arrisca não petisca".

Quanto a estar apaixonada por um chefe… repense: será que você gosta dele ou da condição profissional que ele atingiu, superior à sua no momento?

A idolatria é muito comum entre pessoas jovens. Os jovens têm ídolos, quer nas artes, quer no trabalho ou mesmo na familia. Precisam de alguém em quem se espelhar e procuram, claro, os mais bem- sucedidos. Sua paixão é pelo sucesso, nem sempre pela pessoa…

Continua após publicidade

Quando amadurecem, esses jovens costumam mudar seu foco e procurar pessoas mais adequadas e compatíveis com seu perfil e só aí começam a viver um relacionamento real, mútuo e podem fazer projetos a dois de verdade.

Antes de tudo: desmistifique-o

Assim, tente entender se essa paixão que você sente no momento se enquadra em algo platônico ou real; veja se você gosta das características pessoais dele; se conseguiria ou gostaria de conviver com alguém como ele fora do trabalho; quais os defeitos que ele tem e se você lidaria adequadamente com eles. Enfim, faça um trabalho de desmistificação dessa pessoa que trabalha com você.

Continua após publicidade

Declarar-se sem um sinal verde da parte dele é um risco muito grande

Se depois de tudo isso você concluir que vale a pena batalhar por ele, arrisque-se em tentativas pessoais. Mostre seu jeito de ser, evite imitar ou copiar outra pessoa. Tente agradar com sensibilidade, presença, disponibilidade e não com exageros. Use sua persistência e não desanime de cara frente à indiferença dele. Agora, declarar-se explicitamente sem nenhum sinal verde por parte dele… é um risco muito grande. As chances de você se frustrar são enormes! Mas cada um sabe o risco que quer correr e sempre as pessoas, por mais previsíveis que sejam, podem surpreender. A bola está com você.