Pressão alta pode ser controlada sem remédio

por Nuno Cobra

Recentemente tivemos o 'Dia Nacional de Combate à Hipertensão'. O mal atinge 30 milhões de brasileiros. E mais de 90% dos hipertensos não cuidam do problema de forma adequada. O assunto mereceu destaque na mídia.

Continua após publicidade

Hipertensão não é doença. Essa 'conquista extraordinária' só acontece após anos e anos de abuso em relação ao organismo. São pessoas estressadas, obesas e sedentárias. Elas se esqueceram completamente que o homem caminhou sobre a superfície da Terra por mais de três milhões de anos, e essa evolução fez do homem um animal do movimento.

O sedentarismo em primeiro lugar, mais a alimentação anárquica e gordurosa se transformam numa bomba relógio com tempo marcado para explodir. Se juntarmos a isso o álcool e o fumo adiantamos mais ainda seus ponteiros.

É impressionante como as pessoas não se gostam e como elas não se protegem deixando de cuidar até mesmo do seu sono, colocando o repouso, muitas horas após seu organismo tê-lo solicitado.

O organismo humano é uma máquina extraordinária. Mesmo com todo esse desastre, o corpo sustenta esta agressão durante décadas, buscando um ponto de equilíbrio para fornecer um nível de saúde razoável para a sobrevivência. A hipertensão é apenas uma resposta que o organismo dá ao enorme desprezo que as pessoas tem por ele.

Continua após publicidade

Fatores genéticos

É claro que existem fatores genéticos que também influem para que determinado número de pessoas sejam hipertensas ou se tornem mais sensíveis à hipertensão. Mas não podemos esquecer que esse percentual é muito baixo e de forma nenhuma explica essa quantidade absurda de pessoas com pressão alta. Mas aqueles que adquirem esse desequilíbrio aos 30, 40 anos ou mais são os que são relapsos com o corpo.

Como surge a pressão alta

Continua após publicidade

A nossa bomba ejetora (coração) tem a função de atender com eficiência todos os tecidos do organismo. Se a pessoa adquire muita banha, muito tecido adiposo (gordura) cria uma área geográfica muito maior para o coração atender. Toda essa gordura é tecido vivo e necessita de nutrientes. Aliás, os mesmos que são levados para o cérebro. Isto é uma motivação interessante para as pessoas pensarem: elas estão repartindo o precioso sangue que torna a mente mais lúcida e o cérebro mais poderoso com esse monte de gordura.

Outro grande problema da hipertensão, é justamente a circulação sangüínea 'enterrada' – por gordura – do homem moderno totalmente alheio ao movimento. A dificuldade do sangue em passar por esses encanamentos muito estreitos, obriga invariavelmente o coração a aumentar a sua pressão. Este e um processo absolutamente natural do organismo, porque esse sangue tem que chegar em todos os departamentos do corpo, para atender células ávidas por oxigênio, mesmo que elas não tenham nenhuma função, como é o caso das gorduras em excesso.

Ao se lançar numa atividade física, a pessoa emagrece o que já facilita a circulação sangüínea, – porque 'desenterra' os vasos das banhas.

O movimento sistemático e agradável – caminhada ou corrida de acordo com o momento cardiovascular de cada um – vai, entre dezenas de outras maravilhas, aumentar a luz do vaso, que é o calibre das artérias, arteriolas (pequenas arterinhas) e capilares. Com a atividade física regular, o sangue passa a circular com mais suavidade e abundância por estes intrincados encanamentos do nosso corpo oferecendo ao coração condições ideais de trabalho, tornando mais fácil esta incrível tarefa de levar vida a todas as células do organismo, regularizando a pressão arterial. A dosagem do remédio poderá ser diminuída gradativamente, até sua completa suspensão autorizada pelo cardiologista

Então o coração não precisará mais se esforçar tanto, criando essa pressão inconveniente para cumprir seu papel fundamental para a manutenção da vida.