DESTAQUES

Oito dicas para curtir o Réveillon sem ressaca

Nuno Cobra 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Cuidado com o sono e a alimentação

por Nuno Cobra

A vida é regida por um ritmo onde trabalho e repouso se alteram. O coração é o maior exemplo dessa essencial dualidade.

O exemplo desse ritmo também está na natureza, onde o dia mostra o caminho da atividade, do trabalho e da produtividade. E a noite, a necessidade do repouso, para no dia seguinte, estar pleno e entusiasmado para produzir. Contrariar esse ritmo, é trabalhar contra a própria vida.

Vejo muitas discussões a respeito de que aproveitar a vida, é sair para as infindáveis baladas da noite, como o célebre Réveillon por exemplo. Não cabe aqui discutir se é bom ou se é ruim, mas isso evidentemente exige um preço.

Em nossa evolução ancestral, por milhões de anos, desenvolvemos esse ritmo da natureza. No nosso organismo ficou estabelecido: acordar com o sol, sair para o desempenho da vida e voltar para a toca ao anoitecer.

As modificações orgânicas levam milhões de anos para ocorrerem. Porém, já existe no nosso tempo, a necessidade mental do uso da noite, uma vez que temos a luz elétrica há mais de cem anos.

Temos, portanto, que satisfazer também esse aspecto importante da vida, mas nunca perder de vista que cem anos, em alguns milhões, é muito pouco. Por isso, não exagere. Precisamos de maneira sabia, ajustar aquilo que nós somos no excitante mundo atual.

Boa fórmula

Uma boa fórmula para adequar nossas necessidades notívagas, com os anseios do nosso organismo, é ter como regra básica, recolher cuidadosamente para o aconchego do lar, buscando paz, tranquilidade, para um sono profícuo e reparador durante a semana. E constituir as sextas e os sábados, ou seja, dois dias por semana, para as noitadas.

Através dessa exceção, ao inverter cerca de ¼ dos nossos dias, com esta polaridade da vida, proporciona-se a necessária alegria e convívio social, com o mínimo de perda para a saúde.

Vamos para o Réveillon

Então vamos para o Réveillon!

Vamos recrear e buscar o prazer necessário, mas vamos ser sábios e coerentes. Algumas dicas são importantes:

Oito dicas para curtir o Réveillon sem ressaca

1º) Seja parcimonioso no uso do álcool. Use o com muito equilíbrio para tirar dele o que ele tem de bom: se soltar, se relaxar, evitando o que ele tem de mau. Há uma tênue fronteira entre o bem-estar e o mal-estar. Seja esperto!

2º) Uma outra dica fundamental, é aquele velho ditado: quando não se dorme, se come.

3º ) O cuidado com a alimentação é muito importante. Você melhor alimentado, rende mais em qualquer circunstância.

4º) O relacionamento se torna melhor, o seu corpo responde com mais resistência. Até o sexo se torna mais efetivo.

5º) Procure balancear bem sua alimentação com a necessária proteína, sem esquecer os carboidratos, massas por exemplo, te darão mais energia. Coma menos carne e mais massa.

6º ) Gorduras e frituras irão diminuir o seu rendimento, vai mais roubar do que dar energia, deixando você mais lento e menos produtivo.

7º) No caso de bebida alcoólica, não exagere, tome uma tulipa de chopp, ou uma latinha de cerveja, apenas uma. Se puder substuir o refrigerante pela água com gás é melhor, pois contém menos química.

8º) Durma o suficiente. O outro dia é um dia que você inverte a polaridade. Não fique sem dormir.




Nuno Cobra

Preparador físico e mental. Treinou o saudoso Ayrton Senna. É autor do best-seller "A Semente da Vitória".



ENQUETE

De qual problema você gostaria de se livrar em 2018?








VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.