Exposição à luz do sol no verão: cuidado com a temperatura interna

por Nuno Cobra

Viver num pais tropical é uma benção, pois a natureza nos oferece condições para vivermos com entusiasmo, vibração e espírito de realização.

Continua após publicidade

O sol tem uma função muito importante na elaboração de hormônios favoráveis à vida plena. Mas no alto verão, corremos o risco da exposição excessiva à luz solar.

O verão é um momento privilegiado porque nos coloca mais para fora, em contato com a natureza e mais pró-ativos no relacionamento com as pessoas. Mas esse mesmo sol propício à vida, também pode trazer grandes enfermidades e até a morte.

Já faz parte da nossa cultura um envolvimento desastrado com o próprio corpo, na busca de ficar 'melhor' e mais bonito através de uma malhação infernal e de um excesso de exposição ao sol.

O excesso não é o caminho, com a camada de ozônio modificada, já não temos mais aquele sol nas condições de trinta, quarenta anos atrás, que fazia tão bem à nossa saúde.

Continua após publicidade

A exposição à luz do sol deve ser feita com o maior cuidado. Use protetor solar abundantemente. O protetor solar é, na verdade, uma malha que se desenvolve acima de nossa pele, interrompendo os efeitos danosos do sol. O nível de segurança deve ser no mínimo de 20 a 30. E deve ser passado na pele pelo menos vinte minutos antes de sair de casa, porque essa malha não se forma rapidamente após sua aplicação.

Você fica moreno também com protetor forte, só que é preciso paciência e tempo. Sem proteção, trocamos de pele que nem cobra. A pele vermelha é sinal de que bilhões de células foram mortas repentinamente. Isso atinge o sistema imunológico e se a pessoa não dormir, pior ainda.

Sabemos hoje que o sol provoca o desenvolvimento do câncer de pele que, se não cuidado a tempo, é um dos mais mortais. Há cinquenta anos não acontecia nada disso quando se tomava sol.

Continua após publicidade

Cuidados para se expor à luz do sol

– Passe protetor solar

– Mate a sede tomando muita água e não cerveja e refrigerante. Para matar a sede tem que ser água.

– No verão o organismo é agredido pelo próprio calor, por isso coma uma alimentação mais leve, para que ele não sofra ao metabolizar os alimentos. Coma verduras, legumes, menos gordura e menos fritura. Aquele prato árabe, o tabule, é ótimo!

– Evite atividade física depois das dez da manhã e antes das quatro da tarde

– As vestimentas devem ser leves, soltas e de cores claras, deixando a maior parte do corpo descoberta para que ocorra a necessária evaporação da umidade da pele devido ao calor. Use bonés.

Muito cuidado com o aumento da temperatura interna

Existe uma "espécie de relógio" no organismo impedindo que a temperatura ultrapasse um determinado ponto. Se subir demais, desintegra suas proteínas.

O coração possui duas funções: levar sangue com oxigênio para o músculo em atividade e transportar o sangue das cavidades para a superfície da pele com o objetivo de dissipar o calor na atmosfera. Junto à pele, o sangue é resfriado pelo suor que evapora em contato com o ar atmosférico. Esse sangue, agora menos quente, vai novamente ser levado ao interior do organismo para captar calor e conduzi-lo à superfície.

O sangue em vez de alimentar o músculo, atende às cavidades. É por isso que a freqüência cardíaca aumenta e o coração fica sobrecarregado, caindo assim a performance.

Portanto, ao se exercitar no calor, deixe o corpo sem agasalho. Para que possa ocorrer a evaporação. Por isso, não enxugue o suor, pois ele esfria o sangue. Além do mais, suor não emagrece.

– A atividade física deve ser mais leve e gradativa. Aliás, tudo tem que ser mais leve no verão, só a água é que tem que ser 'forte'!