Entenda a lei do karma

por Emilce Shrividya Starling

Muitas pessoas falam sobre karma, sem muito conhecimento e dizem: “Esse é meu karma. É meu sofrimento. Não tenho como mudá-lo.”.

Continua após publicidade

Mas essa atitude é derrotista e não é verdadeira. Entender os ensinamentos da lei do karma nos ajuda a compreender, aceitar e mudar muitas coisas em nossas vidas.

Compreender o conceito básico do karma pode mudar nossa perspectiva em nossos relacionamentos, no trabalho, situações financeiras e até mudar nossos padrões mentais e atitudes que surgem deles.

O que significa a palavra karma?

Karma, da raiz sânscrita, significa: “ação”. Envolve tudo que pensamos, falamos e dizemos. Essa ação não é somente através de nossos atos, mas também através dos pensamentos e da fala.

Continua após publicidade

Segundo o princípio básico de karma que é a lei de causa e efeito, tudo que pensamos, falamos e fazemos têm consequências.

A Lei do Karma nos faz evoluir e crescer espiritualmente.  É uma força que nos ensina a mudar para melhor. 

A Filosofia Yoga define o karma de três maneiras:

Continua após publicidade

1 – Pensamentos, palavras e ações que realizamos no momento presente.
2 – O efeito que esses pensamentos, palavras e ações passadas afetam nosso temperamento e experiências atuais.
3 – A colheita de tudo que pensamos, falamos e fazemos.

Segundo o Yoga, “nosso karma”, se refere a estarmos colhendo os efeitos e resultados de algo que plantamos e semeamos no passado.

Cada elo na corrente ilimitada de causas e efeitos é produzido por três componentes: desejo, pensamento e ação.

Um desejo gera um pensamento. Cada pensamento tem uma causa que gera um efeito.

O pensamento se transforma em ação. Uma ação forma a trauma de nosso destino.

O conceito yóguico de karma não é fatalista e aprendemos que nossos pensamentos, palavras e ações são transformadores e que podemos mudar nosso destino, nosso karma, através de mudanças positivas em nossas ações e pensamentos.

A Lei de causa e efeito do Yoga é basicamente como diz a Bíblia: “Cada um colhe aquilo que semeia”.

Karma conflito

Além do karma pessoal, existe o karma familiar e o karma coletivo. Não vivemos isolados e somos afetados não apenas por nossas escolhas, mas também pelo karma coletivo do local e do tempo em que vivemos. Assim como também pelas forças da natureza, as condições e desastres naturais do planeta Terra e até pelo cosmos. Nossas vidas pessoais estão entrelaçadas com o todo.

Karma de vidas passadas

Segundo algumas tradições como o Yoga, o Budismo, o Espiritismo…, nós trazemos o karma de vidas passadas. Durante uma encarnação, experimentamos certos frutos de ações anteriores. Daí as desigualdades do planeta Terra, que é o planeta do Karma, da ação e reação.

Essas desigualdades de alguns nascerem mais ricos que outros, mais saudáveis, com uma vida mais fácil ou mais sorte, com mais felicidade no amor ou prestígio, são determinadas pelos karmas acumulados em vidas anteriores.

Cada encarnação enfatiza certos karmas para alguns aprendizados e resgaste de nossos débitos passados, tanto conosco, como com outras pessoas ou com o próprio planeta.

Segundo o sábio yogue Patanjali, em seu texto Yoga Sutra, nossos pensamentos e ações passadas deixam impressões no nosso subconsciente. Essas impressões, conhecidas no Yoga como samskaras, (em sânscrito), são padrões mentais poderosos, que ficam guardadas em nossa memória subconsciente.

Essas impressões são como sulcos na mente inconsciente, que se manifestam como nossos hábitos e tendências mentais.

De acordo com a tradição do Yoga, nossos samskaras de vidas passadas determinam a situação em que nascemos, quem são nossos pais, onde nascemos e nosso temperamento.

Esse conceito de reencarnação pode ser difícil para alguns ocidentais, mas mesmo que você não acredite em vidas passadas ou futuras, reconhecer os princípios básicos do karma pode ser de grande utilidade para ajudá-lo a entender a vida, sem revolta, com aceitação.

 A Filosofia do Yoga ensina que seus pensamentos, palavras e ações passadas criaram a base na qual você tem a oportunidade de evoluir aqui nessa encarnação, aqui e agora.

Segundo Sally Kempton, uma professora de Yoga, “esses hábitos e tendências mentais determinam nosso temperamento e criam as lentes pelas quais nós vemos o mundo. Nosso karma passado é expresso como esses samskaras, que são, às vezes, chamados de tendências kármicas, impressões kármicas ou padrões kármicos. Nossos samskaras são uma expressão de nosso karma passado, e ajudarão a determinar a maneira como agimos no futuro”.

Assim, como disse Sally Kempton, “mudar nosso jeito de fazer as coisas criará novos samskaras e assim novos efeitos kármicos. Mas também funciona de outro jeito: mudar nossos samskaras, trocando nosso jeito de pensar, também afetará o jeito de agirmos”.

“Semeie um pensamento, colha um hábito. Semeie um hábito, colha um temperamento. Semeie um temperamento, colha um destino.”

Entenda a lei do karma, a responsabilidade, as consequências de seus pensamentos e ações e, de uma maneira positiva e prática, mude a si mesmo e seu destino para melhor. Fique em paz! Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você!