Qual atividade física é indicada para quem sofre de obesidade crônica?

por Milena Liste

Resposta: A obesidade crônica merece cuidados no que se refere à atividade física. É necessário cuidados com os sistemas músculo-esquelético, circulatório, cardiovascular e metabólico.

Continua após publicidade

Além de indiretamente influenciar no metabolismo do obeso, a atividade física faz com que o mesmo se acelere.

O exercício físico mais indicado seria na água, como por exemplo, natação, hidroginástica ou hidroterapia e caminhada com a água na altura da cintura. A atividade na água promove a diminuição do impacto nas articulações e facilita a circulação sanguinea. Além dissso, a intensidade de carga na água é moderada e diminui o risco de lesões.

Atividades aeróbias (intensidade moderada), que acelerem os batimentos cardíacos e o metabolismo são muito importantes. Pedalar em bicicleta estacionária ou bicicleta normal, caminhada no plano são atividades aeróbias que se realizadas numa intensidade moderada queimarão gordura sanguínea como fonte de energia e não lesarão as articulações.

Acompanhamento médico, nutricional, físico, fisioterapêutico e psicológico são importantes para o sucesso do programa de atividades e assim atingir o objetivo, que é a perda de peso de forma saudável e permanente.

Continua após publicidade