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Nutrólogo explica as oito cores dos alimentos e suas propriedades

Redação Vya Estelar 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Montar um prato colorido é muito saudável

Da Redação

As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos, que além de colorir, podem ser um grande aliado da saúde, por desempenharem papel importante na prevenção e na proteção do organismo contra diversas doenças.

Segundo o nutrólogo Maximo Asinelli, quanto maior a variedade de cor, maior a quantidade de nutrientes diferentes que estaremos ingerindo. “Uma alimentação saudável, variada e colorida é essencial para a ingestão mais completa dos componentes que ajudam a prevenir doenças e fortalecer o corpo”, complementa.

Para facilitar na hora de montar o seu prato ou ir ao supermercado fazer compras, saiba quais são os nutrientes contidos em cada grupo de cores e em que eles ajudam na saúde.

Alimentos de cor verde

Vegetais folhosos, espinafre, pimentão, salsão e manjericão contêm vitamina A e clorofila, substâncias que auxiliam na ação antibacteriana, cicatrizante, combatem o crescimento de tumores, desintoxicam as células, ajudam a proteger o coração e protegem o cabelo e a pele.

Alimentos de cor amarela e laranja

Cenoura, mamão, manga, laranja, abóbora, pêssego e damasco possuem betacaroteno, vitamina B-3 e ácido clorogênico, que evitam a formação de substâncias causadoras do câncer, que mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a proteger o coração.

Alimentos de cor vermelha

Tomate, melancia, cereja, morango, caqui, goiaba vermelha e framboesa têm lipoceno, substância que age como antioxidante. Mas recentemente foi apontado como um protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata. Os alimentos vermelhos ainda contêm antocianina que estimula a circulação sanguínea.

Alimentos de cor branca e amarela

Leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são ricos em cálcio e potássio. Esses minerais são importantes para o funcionamento do organismo, pois contribuem na formação e manutenção dos ossos, na regulação dos batimentos cardíacos, e para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Alimentos de cor marrom

Aveia, nozes, castanhas e cereais, possuem fibras e vitaminas do complexo B. Tais substâncias e nutrientes têm importâncias vitais no organismo, pois melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade, previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.

Alimentos de cor roxa

Uva, ameixa, beterraba, repolho-roxo, figo são ricos em ácido elágico e quercitina, que diminuem os riscos de ataques cardíacos, neutralizam as substâncias cancerígenas antes de invadirem o DNA, melhoram o aspecto da pele e retardam o envelhecimento.




Redação Vya Estelar



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