Madeixas: óleo marroquino realmente ‘salva’ o cabelo?

por Sonia Corazza

Talvez a área que mais vive de novidades seja mesmo a cosmética. É impressionante como as pessoas buscam a ú ltima moda em ingredientes para pele e cabelo!

Continua após publicidade

Já há alguns meses os salões de cabeleireiro foram tomados por garrafinhas ambaradas cheias de um liquido oleoso, visto como a maior preciosidade do mundo. Batizado de moroccan oil, óleo de argan, ou óleo marroquino, a vedete entre os profissionais do cabelo está sendo preconizada como a salvação de cabelos em estado de calamidade.

Racionalize

Gente, é como eu sempre digo, vamos tirar toda a purpurina e analisar com racionalidade do que se trata. Quem é o tal argan? Trata-se da árvore argania spinosa, nativa da região do Marrocos.

Segundo o estudo conduzido pelo laboratório de química da Universidade Mohammed V-Agdal (Marrocos), a composição da polpa do fruto do argan contém principalmente cânfora, que tem ação repelente de insetos. Já a semente tem uma composição gordurosa contendo 80% de ácidos graxos insaturados, sendo a maior parte composta pelo ácido oleico (44%) e acido alfa linolênico(30%).

Continua após publicidade

O que o argan pode fazer pelo seu cabelo?

Sua atividade se deve ao poder de lubrificar o fio de cabelo, protegendo-o da perda de água. Ao impedir essa desidratação do fio, o óleo de argan mantém a maciez, penteabilidade e propriedades inerentes ao cabelo saudável.

Fantástico, mas… nada diferente do que pode fazer o fantástico óleo de semente de baru do nosso cerrado brasileiro, turma!

Continua após publicidade

Segundo trabalho realizado em 2001 e publicado na revista do Instituto Adolpho Lutz, o óleo de semente de baru, retirado da semente da árvore dipteryx alata e nativo do município de Pirenópolis (GO), contém 50% de ácido oléico e 28% de e ácido alfa linolênico(30%). Quase a mesma do óleo de argan! Aliás o baru é até melhor que o argan.

Conclusão

Conselho da amiga de vocês, especialista em beleza inteligente: ao invés de gastar tanto dinheiro para adquirir o importado óleo do Marrocos, incentive a produção nacional e compre o óleo de baru. Você procura por novidades? Pois bem, seu cabelo vai agradecer, seu bolso vai agradecer, sua inteligência vai agradecer!