Entenda as ondas cerebrais e aprenda a entrar em alfa

por Emilce Shrividya Starling

Recentes descobertas científicas nos fazem compreender melhor o antigo processo de meditação do yoga. O cérebro é composto de bilhões de células nervosas que criam pequenas correntes elétricas, e dele emanam ondas eletromagnéticas sutis ou "ondas cerebrais" que se alteram com as mudanças de estado de consciência.

Continua após publicidade

Através de um eletroencefalograma essas ondas cerebrais podem ser detectadas. Os eletrodos sensitivos do aparelho, ligados à cabeça das pessoas, captam os ritmos das ondas cerebrais e os registram em um gráfico.

Desse modo, os cientistas descobriram vários tipos de ondas cerebrais diferentes, que são emitidas em diferentes estados de consciência: onda Beta, onda Alfa, onda Teta, onda Delta.

Há uns trinta anos atrás, através de um exame encefalograma, que fiz a pedido médico, por causa de dores de cabeça, despertei para a consciência que a ondas Alfa existiam mesmo e que eu tinha aprendido a entrar em alfa através do yoga.

O exame não mostrou nenhum problema, mas foi muito bom ter feito, pois fiquei surpresa ao saber pelo médico que, durante todo o exame, eu tinha ficado em ondas alfa, bem tranquila.

Continua após publicidade

Aquilo me despertou para a consciência da verdade dos ensinamentos da Ciência do Yoga. As ondas alfa não eram apenas palavras ou ficção. Eu podia vivenciar aquele estado calmo quando eu queria, quando eu me permitia relaxar.

Antes de praticar hatha yoga e meditação, eu tinha muita ansiedade, medos e insônia. Apesar de ter tudo, amor verdadeiro, filhos, estabilidade financeira, fazer viagens, ter vida social e muito conforto, eu vivia preocupada com o futuro, com medo de perder tudo de bom que tinha. Tinha muitos pensamentos negativos, e com essa turbulência mental, não podia ser feliz, porque não vivia o momento presente, o único momento que existe.

Através das práticas da hatha yoga e da meditação diária, fiquei curada das constantes dores de cabeça, e fui acalmando o manancial de emoções e pensamentos. Comecei a me transformar para melhor, saborear os momentos do meu dia- a-dia e a desfrutar do dom da vida.

Continua após publicidade

Em cursos sobre controle da mente e meditação, aprendi sobre as ondas da mente e como entrar em ondas Alfa, (e até em ondas mais profundas como ondas Teta), acalmando muito minha mente.

Aprenda a entrar em Alfa

Gostaria de lhe ensinar algo muito simples para entrar em ondas Alfa, para alcançar o apaziguamento e tranquilidade.

Experimente isto agora.

Sente-se ou deite-se confortavelmente.

Simplesmente feche os olhos e direcione o olhar interno para a parte entre as sombracelhas.

Se quiser pode, sutilmente, tocar com os dedos, essa região entre as sombracelhas para senti-la melhor.

Ou pode também imaginar que direciona o olhar um pouco para cima, para o meio da testa. Pode até imaginar que desenha um quadrado no meio da testa e levar para lá o olhar interno com os olhos fechados.

Isso é muito simples. Fazendo isso, mesmo por alguns instantes, você diminui a intensidade das ondas cerebrais e os pensamentos diminuem, lhe aquietando. Você se volta para dentro e desliza para níveis tranqüilos.

Você pode fazer isto, várias vezes, enquanto pratica as posturas de hatha yoga, enquanto relaxa em sua cama ou quando medita com o mantra Om Namah Shivaya (clique aqui para aprender como meditar).

Ondas Beta, Alfa, Teta e Delta

Onda Beta é a onda cerebral produzida durante o estado de vigília – um ritmo rápido (13 ou mais ciclos por segundo) e é irregular. É um estado de mente agitada de uma pessoa comum.

Pode alterar-se muito se a pessoa ficar nervosa e brigando. Em ondas elevadas de Beta, surgem os conflitos, pois não há entendimento, nem diálogo.

Onda Alfa é a onda muito mais lenta (cerca de 8 ciclos por segundo). É estável e rítmica, com mais amplitude e mais energia. É emitida pelo cérebro durante o sono e no estado mental de serenidade.

Em ondas Alfa, embora a mente esteja tranquila e equilibrada, ela não está fraca ou passiva; está serena e alerta. Durante momentos de inspiração criativa, do relaxamento ou meditação, ondas alfa emanam do cérebro.

Durante a meditação e o relaxamento, as ondas cerebrais são imediatamente transformadas, passando do ritmo acelerado de Beta para o ritmo tranquilo de Alfa. E, com a concentração contínua no mantra, o nível de energia de ondas alfa aumenta.

Ondas Teta: Na Meditação profunda e no relaxamento profundo Yoga Nidra, as ondas Alfa são gradualmente transformadas em ondas mais lentas e poderosas, de ritmo Teta (4 ciclos por segundo).

Nesse estado Teta de superconsciência, a mente é inundada, (como foi comprovado pelos cientistas), com insights criativos e alegria interior, como se estivesse no limiar da Consciência Cósmica.

Ondas Delta: Acontece em alguns momentos de sono profundo.

E, na medida em que a meditação torna-se cada vez mais profunda, as ondas cerebrais desaceleram ainda mais, passando ao ritmo de ondas Delta (1 ciclo por segundo).

Nesse estado, o nível de energia aumenta e o êxtase interior torna-se cada vez mais intenso e a mente se aquieta. O praticante da meditação transcende o limite de espaço e de tempo e mergulha na paz do Ser interior.

Desse modo, durante a meditação, através da contínua vibração do mantra, as ondas cerebrais gradualmente se tornam mais lentas, mais sutis e a mente funde-se à Consciência Suprema no interior de cada um, atingindo estados de êxtase, contentamento e paz profunda. É a meta do yoga: o estado de Samadhi, a união com Deus.

Samadhi

Samadhi em sânscrito literalmente significa 'ser um com a meta', tornar-se um com Deus dentro de nós. É o Nirvana dos budistas, o Satori do zen, a União mística do catolicismo. É a união suprema com o Ser interior. É um estado muito elevado de se alcançar. É sentir o que Jesus disse: "Eu e o Pai somos Um".

E, como diz um sábio yogue, Shri Andandamurti:

"A Consciência Suprema está dentro de você assim como a manteiga existe no leite; bata a sua mente com o processo de meditação, e Ela surgirá – você verá que a resplandecência da Consciência Suprema ilumina todo o seu Ser interior. Ela é como um rio subterrâneo dentro de você. Remova as areias da mente e encontrará a água fresca e límpida do interior".

Experimente você também essa verdadeira transformação, se aquietando através das ondas alfa no relaxamento, na meditação, na prática consciente das posturas da hatha yoga.

Sinta-se motivado a criar seu próprio milagre interior. Experimente alegria e serenidade no seu dia a dia. Melhore sua saúde, seu humor e seus relacionamentos. Fique em paz! Namaste! Deus em mim saúda Deus em você.