Após três meses de separação, só me lembro dos momentos bons. Como lidar com isso?

por Anette Lewin

"Estou confuso, terminei com minha esposa e estávamos há três anos juntos. Naquele momento foi uma decisão firme, pois estava consciente de que não havia mais jeito daquilo funcionar, pois não via mais nada que me pudesse segurar naquela relação e não conseguia ver nenhum futuro. Agora, após três meses, estou com a cabeça mais fria e só consigo lembrar dos momentos bons e sofro com isso, mas acho que não seria muito bom voltar. Acho que tanto ela quanto eu precisamos de um tempo para pensar e rever as coisas que deram errado, pois temos planos individuais para o futuro. Preciso de ajuda, não sei o que fazer direito".

Continua após publicidade

Resposta: Qualquer relacionamento é feito de bons e de maus momentos. Uma separação certamente acontece quando o foco do casal está nos maus momentos e os envolvidos não conseguem mais visualizar momentos felizes no presente ou no futuro. Nessa hora o passado fica quase esquecido pois, decidir-se por uma nova vida, envolve novos sonhos, novos projetos, novas vontades e novos planos a serem realizados. Nesse momento o passado é parte de uma relação que está sendo abandonada e é descartado junto com ela.

Depois de um tempo, a relação abandonada vira passado. E é nesse momento que ela pode ser avaliada como um todo. Os bons momentos, encobertos pela manta das frustrações, brigas e desentendimentos voltam a aparecer e despertam uma certa nostalgia que, muitas vezes, pode confundir a cabeça dos envolvidos. Esse parece ser o caso do nosso internauta que pergunta o que fazer frente a tal dilema e ao mesmo tempo sinaliza que precisa de um tempo para refletir.

Primeiro passo: entenda o que deu errado

Você está certo, caro internauta. Melhor entender o que deu errado antes de partir para atitudes impulsivas e impensadas que podem jogá-lo novamente num beco sem saída. Afinal, a maioria das separações acontece porque as pessoas envolvidas não pensaram o suficiente sobre o que é um casamento e quem era a pessoa com quem estavam se casando; não avaliaram direito o que podiam e o que não podiam esperar do vinculo com o qual estavam se comprometendo; mergulharam cegamente no delírio da paixão sem avaliar o que vem depois dela.

Continua após publicidade

Arrepender-se de uma separação não é incomum entre os casais. Voltar para a mesma parceria, porém, não é tarefa fácil. É necessário muita determinação para reassumir um vinculo que corre sérios riscos de cair na mesma ladainha; é necessário muita força de vontade para abrir mão de uma nova paixão por um relacionamento que já machucou e pode trazer novos ferimentos. Mas… cada um sabe o que quer arriscar.

Talvez uma das únicas coisas que se ganha com a separação é a consciência. Não deixe de usufruir dessa conquista e use-a a seu favor. Nesse momento o "como" é mais importante do que o "com quem".