Meu namorado não acredita que possa chegar ao orgasmo. O que eu faço?

por Sandra Vasques

"Eu e o meu namorado já transamos várias vezes e ele não consegue gozar. Como ele era virgem, ele ficava muito nervoso no começo. Mas agora acho que ele não acredita mais que ele possa conseguir e isso está acabando com a autoestima dele. Eu já tentei convencê-lo a procurar ajuda, mas ele diz que prefere esperar mais um pouco, mas já faz 6 meses."

Continua após publicidade

Resposta: Em nossa sociedade, os rapazes sofrem com um conceito, que já está mais para preconceito, de que têm de saber tudo sobre sexo desde o primeiro momento em que começam a pensar em vivê-lo na adolescência. E mais, que não devem ter nenhum tipo de problema ou insegurança em relação ao sexo, pois isso pode representar uma dúvida à sua virilidade.

Essa obrigatoriedade de um lado e ameaça, de outro, os leva muitas vezes a um grau de exigência e tensão, que resulta em problemas, como ejaculação rápida, dificuldade em manter a ereção ou, como no caso de seu namorado, uma dificuldade em conseguir gozar.

Dificuldade é superável

Mas é claro que seu namorado pode superar essa dificuldade. Para começar, ele tem o privilégio de ter uma namorada que o apóia e está correta em estimulá-lo a buscar ajuda. Concordo com você que 6 meses de tentativas frustradas já é um tempo que indica que sozinho será mais difícil ele conseguir superar o problema.
Você pode dizer a ele, que sexo é como tudo na vida, que a gente vai aprendendo, vivendo, e que gradativamente, vai ficando mais fácil, mais tranquilo e mais divertido.

Continua após publicidade

Aliás, se ele encarar o sexo como um momento de diversão, de troca de carinho, de busca de prazer, terá muito mais chances de conseguir viver todas as etapas da relação sexual, até o orgasmo. Se ele olhar o sexo como um desafio, uma prova de competência, aí vai ser difícil mesmo de dar certo.

Também é preciso saber como o sexo foi passado para o seu namorado ao longo da vida, quais são seus valores religiosos e morais a respeito. Se ele, por exemplo, foi orientado que o sexo só deve acontecer em determinadas circunstâncias, como após o casamento, e ele está fazendo diferente, pode sofrer uma pressão interna muito forte. Esta, pode impossibiitar que ele se deixe levar pelas sensações de prazer do encontro sexual, e ele não atinge a excitação suficiente para conseguir chegar ao clímax.

De qualquer maneira, vale a pena consultar um urologista para verificar se está tudo certo com a saúde geral e sexual. E depois, se só o seu apoio não estiver dando resultado, consultar um psicólogo, que pode ajudar muito e acelerar a resolução desse problema.

Continua após publicidade

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento