Como ser otimista a partir dos 60?

por Eduardo Ferreira Santos

"Estou passando por um momento de muita sensibilidade, emotividade e incerteza em relação ao futuro. Sempre procurei ser uma pessoa otimista, mas ao completar 60 anos, parece que nunca me pesou tanto a idade e isso nunca teve tanta importância para mim. Perdi minha mãe há dois anos, minha filha se separou, veio morar conosco e não estou conseguindo trabalhar – sou artista plástica. Às vezes penso em até não viver mais… imagine! Como poderei acalmar minha mente? Qual seria a saída?"  Enviado por uma leitora

Continua após publicidade

Resposta: Pois é… acho que quase todos nós, quando chegamos nesta idade, passamos por um pequeno período depressivo, no qual avaliamos tudo o que já fizemos e ainda o que podemos ou não fazer.

Não há como nos enganar dizendo que ainda somos jovens o suficiente, pois é verdade que não temos mais aquele viço da juventude, que nos fazia pensar que a vida era eterna e nada era tão dificil assim.

Agora, somos um conjunto de lembranças e podemos sim, ser felizes, se, de fato soubemos viver a vida e sentirmos que, ao chegar aqui, conquistamos nosso lugar nela. Na nossa vida, na vida daqueles QUE nos cercam, na vida das pessoas que fizemos felizes ao longo de toda esta trajetória – e também daquelas que desagradamos, ofendemos, machucamos e a quem pedimos perdão.

Acredito, porém, que a experiência toda que tivemos nesta vida, refletida nos nossos cabelos brancos, possa servir como um farol que ilumina nosso futuro, certamente não tão longo em tempo, mas, se assim o quisermos, vivido intensamente.

Continua após publicidade

Vamos nos apoiar nas experiências e, como um saltador de altura com vara, utilizá-la para nos lançar em pequenas, porém significantes vivências gratificadoras e revitalizantes.

Vacina 'antipessimismo': viva o momento presente

Estamos velhos (?) sim, mas ainda temos a chama da vida a nos dar força para seguir adiante. Não é hora de presentificar o futuro, pois, sem dúvida, um dia iremos morrer, mas ainda temos vida o suficiente para viver este presente e TUDO o que ele pode nos oferecer… e olha que não é pouco!

Continua após publicidade

Vamos viver intensamente este presente, mesmo sem aquele saudoso vigor; desfrutar das gostosas lembranças do passado e dos intensos momentos que nos restam nesta vida!!!