Felicidade não é busca, mas aprendizado

por Nicole Witek

Já ouviu falar de um “professor de felicidade”? Sério, existe tal professor!

Continua após publicidade

Você ficará surpreso quando souber que ele se encontra em Harvard. Nessa famosa universidade que forma os líderes do mundo, encontra-se “aulas de felicidade”. Aulas não para “estar feliz”, porém “aulas para ser feliz”. As aulas de Tal Ben Shahar são as mais frequentadas do prestigioso Campus. Dizem os estudantes que esse professor mudou a vida deles. Como?

Apesar de um look pouco carismático, de uma expressão tristonha, as aulas desse professor estão em constante crescimento: de 9 alunos em 2004, o número passou para quase 1000 ano passado. Tal Ben Shahar é dotado de uma bela voz: tranquila, agradável e fala de uma maneira simplória, porém eficaz. As aulas são no modelo de um “stand up” americano. O professor expressa-se de forma acessível, estimulando a autoestima de cada um.

Qual é a chave do discurso de Tal Ben Shahar?

A felicidade pode estar na mão de cada um de nós. Basta prestarmos atenção, notando por exemplo, no final de cada dia, os cinco eventos que nos propiciaram momentos de felicidade. Ele mesmo aplica a regra e tira o caderninho do bolso no meio da aula. Ele diz: O que é importante para você? O que você faz para conquistar o que você quer? A pergunta é essa: Como extrair mais felicidade a partir do que já tenho? Aprender se dar conta do que nos faz feliz, a buscar, a conquistar e a se apossar desses momentos. Prolongar o tempo desses momentos também é aconselhado.

Continua após publicidade

A felicidade é uma fonte inesgotável. Então, por que eu não iria beber dessa fonte concentrando-me sobre como extrair desse poço sem fundo, de mil maneiras possíveis, o melhor para me sentir feliz? A noção de felicidade é relativa. Cada um tem seu jeito. Assim não existem receitas definidas.

Ele usa temas conhecidos, até batidos: praticar uma atividade física três vezes por semana. Todo mundo sabe que praticar esporte é uma boa prevenção contra a depressão e também contra as recaídas. Estudos comprovam que quem toma antidepressivos corre riscos de recaída de 36%, enquanto quem pratica esporte esse índice cai para 9%.

Praticar esporte eleva a autoestima, melhorando o relacionamento com a família, os amigos e as pessoas em geral. Passar mais tempo com as pessoas que amamos é imprescindível para ser feliz!

Continua após publicidade

Tal Ben Shahar recomenda alternar fases de muita concentração profissional com pausas de divertimento, momentos com amigos, prática de esportes e meditação. Da mesma maneira que você descansa o corpo depois de um esforço físico, também é preciso descansar o espírito após uma longa fase de estímulos. Recomenda também exercícios, que ele chama de “rituais”, para desenvolver e aumentar os momentos de felicidade. Reservar alguns minutos para dizer: “a vida é curta demais para se apressar”. Cada momento, principalmente um momento feliz deve ser conquistado, apreciado e gozado.

E nas fases de desespero? Rapidamente passar para outra coisa, partir para outros horizontes, encontrar o seu próprio jeito de superar… já. Essa atitude requer confiança em si mesmo porque se trata de crescer, de aprender nas dificuldades. Tudo que contribui a ter mais autoestima é válido: desde terapia, passando por esportes ou meditação.

Para convencer, Tal Ben Shahar usa da argumentação apoiada em estatísticas e estudos que atingem diretamente os executivos estressados: a felicidade é boa para o crescimento econômico; ser feliz ajuda na criatividade; se sentir bem promove a inovação. Mesmo que os maníacos-depressivos como os grandes poetas tenham tido momentos de glória, foi comprovado que esses momentos de gênio aconteceram nas fases otimistas da maníaco-depressão. Quero dizer, “em fase de não depressão”!

Dizem que a felicidade não vem do dinheiro, porém graças às aulas desse professor sabemos agora que a felicidade ajuda a “criar dinheiro” para as empresas e permite convencer os executivos da necessidade de promover a felicidade.

Existe no yoga preceitos milenares que ensinam os princípios fundamentais da felicidade. Esses preceitos deveriam ser ensinados correntemente nas aulas de yoga. Fico feliz de propor esses temas nas minhas aulas, divulgando métodos para ser feliz. É sempre interessante promover métodos simples para cutucar as pessoas e talvez colocá-las numa trilha mais feliz. Obrigada Tal Ben Shahar.

Já saiu o livro dele: Aprenda a Ser Feliz.