Ouvir vozes: como a psiquiatria explica isso e como tratar do problema

por Eduardo Ferreira Santos

"Tenho um grande problema comigo desde a minha infância. Há algo em mim extremamente descontente e revoltado, agressivo: ouço uma voz que está muito revoltada e outra que tem muito medo dessa voz, causando verdadeiro inferno em minha vida. Como lidar com isto?"

Continua após publicidade

Resposta: É descrita na Psiquiatria a função da PERCEPÇÃO que é a responsável pelo nosso contato com o mundo externo através dos clássicos cinco sentidos: audição, visão, paladar, tato e olfato.

Quando um ou mais desses sentidos se apresenta de forma DISFUNCIONAL, isto é, sentimos algo que não existe na realidade, diz-se que estamos tendo uma ALUCINAÇÃO! Esta alucinação, no caso do internauta, é chamada de alucinação auditiva, uma vez que ele ouve vozes que não só não existem, como entram em conflito entre si.

A causa de uma alucinação e bastante complexa, embora sempre indique uma questão não normal, mas pode advir desde o uso de drogas chamadas alucinóginas (como o Santo Daime, por exemplo) até problemas neurológicos graves que requerem atenção especial de um neurologista, passando pelo mais habitual que é uma doença psicótica, onde a esquizofrenia é a principal referência. De qualquer forma, ouvir vozes é um problema sério que requer toda uma atenção especial, pois, sem dúvida, indica um problema que precisa ser tratado, seja por um neurologista (em primeiro lugar), seja por um psiquiatra.

A origem EXATA desse fenômeno (alucinação) ainda não está muito bem explicada, mas provavelmente é relacionada a alguma região cerebral com dificuldade para interpretar os sinais indicados pelos orgãos dos sentidos (ouvido, nariz, pele, olhos, papilas linguais).
 

Continua após publicidade