Meu pai não assume responsabilidades em casa. O que fazer?

por Blenda de Oliveira

"Possuo uma família extensa. Atualmente moram na minha casa, minha mãe, meu pai, eu (adulta) e três irmãos menores. Meu pai nunca assumiu as responsabilidades familiares no âmbito financeiro; no campo afetivo não consegue manter diálogo e afeto com os filhos. Ele e minha mãe se separaram várias vezes e ele não demonstra satisfação em estar com a família, mas não sai de casa, nem se separa. O que posso fazer em relação a essa situação?"

Continua após publicidade

Resposta: Se você tem maior aproximação com seu pai, talvez possa iniciar uma conversa com ele. Seria interessante deixar claro as regras e acordos para que ele fique ou não. Entretanto, qualquer conversa que venha a ter com ele, terá que ter a participação e a anuência de sua mãe.

Lembre-se que um casal é corresponsável pelas situações criadas e decisões tomadas. Você pode tomar à frente até certo ponto, mas são os dois – seu pai e sua mãe – que devem ser os principais responsáveis pela condução dessa situação.

Como é adulta, talvez logo esteja buscando o seu lugar, nem que seja para deixar claro que você não será cúmplice dessa situação. Portanto, não irá contribuir para que ele, seu pai, não se mantenha numa situação de ser sustentado como um filho pequeno.

Pense na possibilidade de procurar um profissional que possa orientá-la, caso não tenha sucesso na abordagem proposta.

Continua após publicidade

Boa sorte!