Aprender com quem já descobriu e testou algo é uma excelente estratégia

por Roberto Shinyashiki

Tanto na vida pessoal quanto nos negócios, uma boa estratégia é aprender com os outros o que eles já descobriram e testaram.

Continua após publicidade

Assim, você não precisa começar do zero.

Você conhece muita gente e é apresentado a novas pessoas frequentemente, o que amplia muito as suas fontes de aprendizado.

Então, esteja aberto para aprender com elas. Abra bem seus olhos e ouvidos e esteja disposto a prestar atenção no que as pessoas lhe dizem. Você irá se surpreender com o quanto pode ganhar por reavaliar a sua maneira de pensar a partir de conversas bem direcionadas.

Eis algumas dicas para você tirar o máximo de aprendizado de suas conversas:

Continua após publicidade

Sete dicas para extrair o máximo de conhecimento de uma conversa:

1. Ouça com cuidado o que as pessoas têm para dizer. Perceba onde estão as ideias que podem ser significativas para o seu negócio ou sua vida pessoal.

2. Quando você se pegar não querendo ouvir o que os outros dizem, pergunte a si mesmo o porquê dessa sua postura. Existe algum tipo de pessoa com quem você se impressiona, ou se sinta desconfortável? Traga essas sensações à tona e aproveite para aprender também com elas. Veja o que elas querem lhe dizer. Lembre-se: a dificuldade é sua e não do outro. Então, perceba como poderá resolvê-la.

Continua após publicidade

3. Faça perguntas abertas para as pessoas, para manter a conversação rolando. Não deixe que o assunto se esgote antes que você tenha saciado a sua sede de aprender com elas.

4. É claro que muitas vezes você não vai concordar com o que algumas pessoas dizem ou fazem. Mas tire vantagem também dessa situação, aprendendo com os erros que você percebe que elas estão cometendo. Ou avalie a sua posição para ver se quem está cometendo algum engano não é você.

5. Olhe para as pessoas que usam as melhores práticas existentes dentro do seu negócio e compare-as com aquilo que você está fazendo atualmente. Busque inovações em seus negócios a partir dessa observação.

6. Converse com pessoas que já estão no ramo de negócios que você pretende entrar. Perceba aquilo que elas fizeram e que não as levaram ao sucesso e entenda que você poderá fazer de modo diferente. Avalie os erros que elas cometeram, como elas veem seu envolvimento com os negócios e defina quais os passos que você deverá tomar para favorecer o seu negócio.

7. Tenha um parceiro de confiança. Pessoas têm diferentes experiências para compartilhar e você irá aprender muito ouvindo-as sobre essas experiências. Você poderá encontrar um parceiro interessado especificamente nas mesmas coisas que você e compartilhar ideias e observações, estudar e pesquisar juntos. Isso torna tudo muito mais interessante e amplia as possibilidades.

Então, vamos lá!

Muita atenção nos seus relacionamentos. Procure aprender sempre com quem já sabe o que você quer aprender. Inovar é preciso, mas não há necessidade alguma de reinventar a roda. Aprenda sempre com as pessoas com quem conversar.