Pais sentem-se despreparados para educar os filhos

por Samanta Obadia

O ser humano é um animal político, dizia Aristóteles. Um animal racional. Definições objetivas para um ser tão subjetivo.

Continua após publicidade

Tão difícil quanto conceituar o ser humano, é compreender o processo no qual esse aprende.

Munido de um complexo genético repleto de informações, cercado de familiares e educadores, o processo educacional vai além daquilo que pode ser planejado.

Muitos cuidados e pré-requisitos: um bem ou um mal?

Atualmente, com tantos especialistas na área educacional, os pais ao projetarem a concepção de uma criança, sentem-se despreparados diante de tantos cuidados e pré-requisitos necessários ao novo ser que virá. Todavia, nem tudo depende de seus planos bem elaborados.

Continua após publicidade

O ser humano aprende enquanto vivencia, enquanto projeta, enquanto fantasia. Sua psique (mente) capta o que seleciona, e o que escolhe é extremamente pessoal e imprevisível.

Pobres pais e educadores que, cercados de novas técnicas e incríveis descobertas, buscam ansiosamente por maior competência para poder dar o melhor para seus filhos e pupilos.

O que eles não gostarão de saber é que a sociedade que os cerca é extremamente poderosa e influente, e invade suas casas através da mídia (TV, internet, jornais, rádios, revistas) despejando incontáveis e repetitivas ideias e ideais contrários aos valores e princípios éticos, originalmente transmitidos por eles.

Continua após publicidade

Competir com o bombardeio de meios especializados em sedução é uma tarefa árdua, mas possível, quando se tem a coragem de agir de forma íntegra e autêntica.

Jean-Paul Sartre fala da vida autêntica como aquela vivida em busca do bem de todos, cuja ética é o fundamento da cidadania.

O grande desafio da atualidade é remar contra a maré do individualismo, do consumismo exacerbado, da necessidade de autoexibição e da falta de escrúpulos morais.

Sabendo que os bons costumes são pouco divulgados e defendidos, é preciso crer que nosso modo de pensar não deve ser reconhecido pela maioria, pois não é a quantidade que garante a sabedoria; visto que, na história da humanidade é a minoria pensante que muda o curso do pensamento.