Palavras de sabedoria para seu equilíbrio e bem-estar

por Emilce Shrividya Starling

Quero compartilhar com você um pequeno documento de um poeta ocidental Max Ehrmann, pois tem ensinamentos de muita sabedoria:

Continua após publicidade

Ouça, agora a sabedoria do sábio:

“Siga placidamente em meio ao barulho e à pressa e lembre-se da paz que se encontra no silêncio. Tanto quanto possível, sem se humilhar, viva bem com todas as pessoas. Fale sua verdade, clara e mansamente. E escute os outros, mesmos os estúpidos e ignorantes; eles também têm uma história para contar.

Evite as pessoas escandalosas e agressivas; elas afligem o espírito. Se você se comparar com outros, pode se tornar vaidoso ou amargo, pois sempre haverá pessoas superiores e inferiores a você.

Viva intensamente seus ideais e o que você já conseguiu realizar.

Continua após publicidade

Mantenha-se interessado em sua carreira, por mais humilde que seja; ela é um verdadeiro tesouro na contínua mudança dos tempos. Tenha cautela em seus negócios, pois o mundo é cheio de armadilhas. Mas não deixe que isso venha a cegá-lo para a presença da virtude; muitas pessoas lutam por grandes ideais, e em todos os lugares a vida é cheia de heroísmo.

Seja você mesmo. Sobretudo não finja afeição. Nem seja cínico quanto ao amor; pois, diante de toda a aridez e de todo o desencanto, ele é tão perene quanto a relva. Aceite delicadamente o conselho dos anos, renunciando graciosamente às coisas da juventude. Cultive a força do espírito para proteger-se em caso de um inesperado infortúnio. Mas não se desgaste com temores imaginários. Muitos medos nascem da fadiga e da solidão.

Ao lado de uma disciplina saudável, seja gentil consigo mesmo.

Continua após publicidade

Você é filho do universo, assim como as árvores e as estrelas; você tem o direito a estar aqui. E, quer você entenda, quer não, o universo está se desenrolando como deveria. Portanto, fique em paz com Deus, seja qual for a forma como você o concebe. E, quaisquer que sejam seus trabalhos e aspirações, na confusão ruidosa da vida, mantenha a paz em sua alma. A despeito de todas as fraudes, enganações e sonhos perdidos, este ainda é um mundo belo. Seja alegre. Esforce-se para ser feliz."

No livro Filhos do Universo de Osho, ele faz reflexões sobre esse poema.

Vamos compartilhar juntos alguns desses ensinamentos.

Ouça, agora a sabedoria do sábio: “Siga placidamente em meio ao barulho e à pressa e lembre-se da paz que se encontra no silêncio”

Como diz o yogue Osho, é essencial ressaltar a importância de ouvir agora esses ensinamentos. Pois, agora, esse momento presente, é o único momento que existe. Agora é o momento de transformações e de plantar as sementes das boas ações, para um futuro melhor.

Se não for “agora”, não existe o tempo; e se não for aqui, não existe o espaço. Quando cessar a turbulência da mente, surge o silêncio da mente meditativa.

Você pode viver no barulho do mundo e vivenciar paz no aqui e no agora. Pode conseguir esse equilíbrio na tranquilidade da mente que vem das práticas regulares de meditação.

Deus está aqui e agora, na sua mente calma, na sua atitude de devoção e confiança. Quando você consegue educar sua mente para desfrutar o momento presente, você melhora seu humor, você se torna mais brincalhão, mais divertido, mais contente, com mais discernimento, mesmo na disciplina e na seriedade da vida.

Vivendo mais no momento presente, consigo sentir Deus no aqui e agora: no vento que sopra nas árvores, na chuva, no sol que nasce, em cada pôr-do-sol, nos pássaros que cantam. Eu me lembro de Deus quando vejo as flores, quando olho as ondas do mar, quando canto os mantras devocionais, quando medito.

Vejo Deus aqui e agora no sorriso da minha querida neta. E, procuro vivenciar como disse um grande mestre do Yoga, Baba Muktananda: “Veja Deus em cada um”.

A energia divina, a Shakti, é alegria pura, é dançante, é amorosa, é contagiante. E, quando você dança, livre do ego, você expressa essa energia divina, você sente o êxtase da dança, sem precisar de bebidas alcoólicas, pois o dançarino cósmico que existe em nós vibra na alegria da dança.

Eu me lembro de Deus quando danço feliz em uma festa. Isso se tornou parte de minha experiência e gostaria que você também experimentasse como é bom se livrar da timidez, da opinião dos outros, da necessidade de estímulos externos para dançar. Dance livremente, dance com naturalidade e permita que a alegria do Ser interior flua de sua alma. E, dance a vida,

Clique aqui e leia meu texto: “Experimente dançar meditando.”

Tudo muda a cada instante, nada é permanente. Assim é a vida. Isso parece paradoxal, mas somente a mudança é eterna. Não possuímos nada, nada nos pertence. Só possuímos o tempo do momento presente. Portanto, se você viver apenas das memórias do passado, ou das expectativs do futuro, você não possui nada.

Alguns pensam erroneamente: “Tempo é dinheiro, por isso economize tempo.” Mas isso gera inquietação e ansiedade. Observo que muitas pessoas ficam sempre olhando para o relógio como se estivessem perdendo alguma coisa. Reclamam se um ônibus atrasa, ficam zangadas se um avião atrasa por alguns minutos. Reclamam se alguém atrasa cinco minutos. Mas, depois perdem tempo em atividades ociosas e vazias, sem conteúdo algum.

A pontualidade e disciplina fazem parte da Filosofia do Yoga, mas é necessário desenvolver a tolerância, a compreensão, o equilíbrio entre a firmeza e a suavidade.

É importante aprender a relaxar no meio da agitação da vida e das mudanças que acontecem. É bom ser pontual e seguir horários, sem ser escravo do relógio e do tempo.

Lembre-se da “paz que existe no silêncio”. E para sentir isso, invista algum tempo e energia nos momentos silenciosos, na prática diária da meditação, porque somente assim você vai saber o que é paz.

Clique aqui nos meus artigos anteriores para aprender como meditar, como conquistar essa tranquilidade da mente.

Namaste! Deus em mim saúda Deus em você. Fique em paz!