Palestra é show business

por Roberto Shinyashiki

Quero falar com você sobre o que é ser palestrante.

Continua após publicidade

Nesses mais de 30 anos dando palestras, eu já vi muitos palestrantes. Mas a maioria absoluta subiu, teve um sucesso limitado e depois desistiu, acabou ficando no meio do caminho.

Por quê?

Porque não entendeu que ser palestrante é uma profissão.

Ser palestrante não é a continuação daquilo que você já exerce como profissão. Não é algo que tem a ver com você ser médico, professor, psicólogo, etc. Ser palestrante é uma profissão muito bem definida e muito bem determinada.

Continua após publicidade

Depois que as palestras começaram a gerar resultados, o mercado um dia acordou para esse mundo. E começaram a faltar palestrantes. Mas aqueles poucos que já tinham a concepção de que uma nova profissão havia nascido eram os que administravam a demanda por esse profissional.

E o mercado continuou e continua crescendo, de modo que hoje são milhares de palestras realizadas pelas empresas todos os anos. E no centro desses eventos estão os palestrantes.

Cinco características especiais da profissão de palestrante

Continua após publicidade

1ª) Palestra é show business. É importante saber que um palestrante está no departamento do show business. Ou seja, você tem que subir no palco e dar um show.

2ª) O palestrante tem que envolver o público, tem que inspirá-lo. Você tem que motivar o público e tocar o coração das pessoas.

3ª) A palestra é rápida como uma corrida de 100 metros rasos. O palestrante tem que definir os resultados em 1 hora. Ele não tem tempo de aquecimento. Não dá para se recuperar se ele não der uma largada forte.

4ª) A palestra tem que estar sintonizada com o objetivo da empresa. O palestrante precisa saber com clareza qual é o objetivo da empresa que o contratou e ajudá-la a atingi-lo.

5ª) O palestrante tem que permanecer na mente do público. Ele tem que ser tão forte em sua palestra que sua mensagem fique na mente das pessoas por muito tempo.

Em uma palestra é preciso ganhar o público. Palestras são instrumentos para que você transmita a sua mensagem, toque a mente e o coração das pessoas e as leve a agir.

E isso só pode ser feito com muito profissionalismo e com método.

Faça um bom trabalho, torne-se um palestrante profissional e vou te encontrar no pódio.