Quem sempre ‘fica’ não anda no relacionamento?

Por Anette Lewin

Resposta: Acredito que o ‘ficar’ às vezes evolui e às vezes não. Talvez quem só ‘fica’ e fica contabilizando com quantas pessoas ficou, não aprende a aprofundar um relacionamento. Por outro lado, o ‘ficar’ traz a possibilidade de conhecer, embora superficialmente, várias pessoas e entender melhor do que a gente gosta e do que não gosta. Isso ajuda a fazer escolhas mais conscientes. O número de pessoas que se casam hoje não está diminuindo bruscamente em função do modismo ‘ficar’. As pessoas que realmente desejam aprofundar um relacionamento acabam, em um determinado momento da vida, achando seu par e constituindo uma família.

Continua após publicidade

Tenho medo de sair da relação virtual para a real

Resposta: É natural você ficar com um certo receio de sair do virtual para o real, mas chega um momento em que, para o relacionamento continuar tendo algum sentido, essa etapa tem de ser enfrentada. Você, sendo mais jovem, suponho, deve tomar alguns cuidados pelo menos no começo. Use sua intuição para entender se a pessoa é confiável, encontre-se no começo, em lugares públicos que são mais seguros. A partir daí, não dá para saber… Pode dar certo e pode não dar. Você diz que tem medo de machucá-lo por ele ter se tornado importante na sua vida; aí parece existir uma pequena confusão: o medo é seu, você pode se decepcionar, não é? Encare a situação e tente não concluir precipitadamente. Boa sorte!

O que faço para descobrir se ele gosta de mim?
Eu tenho apenas 13 anos e estou completamente apaixonada por um lindo adolescente. Ele diz que não gosta de mim, mas às vezes acho que ele gosta.

Resposta: Você embora jovem, começa a perceber que às vezes o que as pessoas falam, e o que elas demonstram, pode ser diferente, não é? Mas às vezes nem sempre… No caso do seu lindo adolescente, como você tem essa sensação, vale a pena insistir um pouco para ver se vale o que ele diz ou vale o que ele te transmite. Mas só um pouco; não é saudável ficar meses e meses atrás de alguém que diz um ‘não’ atrás do outro, faz a gente se sentir mal, desvalorizada, pequenina… Nesses casos é melhor partir para outra conquista. No começo é difícil esquecer alguém que a gente não conseguiu conquistar, mas com o tempo isso passa. Você é muito nova ainda e, com certeza, muitos adolescentes lindos irão te encantar!

Continua após publicidade

Atenção!
As respostas desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento