O que não dizer no início de uma relação?

por Arlete Gavranic

Está começando uma nova relação? Saiba o que não dizer para não acabar com a possibilidade de uma relação aparentemente tão promissora e há muita sonhada. Através do tempo, da confiança e da convivência você poderá ir abrindo o diário de sua vida intima.

Continua após publicidade

Mulheres falam mais do que os homens

Falar de todas suas vivências afetivas e sexuais para o atual parceiro sempre gera confusão e problemas de autoestima para quem ouve. As mulheres acabam falando mais do que os homens.

Muitas por uma educação familiar, onde aprenderam que é importante contar sempre a verdade, para que a relação seja transparente e confiável – não estou sugerindo que as pessoas mintam, mas que se permitam preservar sua intimidade.

O erro mais frequente e destruidor de relacionamentos que mal começaram, é a necessidade que muitos têm de querer saber das relações anteriores do seu parceiro: Quem foi? Por que acabou? Como era afetivamente? E a seara mais perigosa: Como era a vida sexual? Como foi a primeira vez?

Continua após publicidade

Muitas mulheres não resistem em contar, algumas de modo romântico, outras em roteiros tristes que pedem carinho. Mas seja qual for sua história, se você comentar, não se estenda a contar detalhes da primeira ou das primeiras vezes.

Não conte o número de parceiros sexuais

O mesmo vale para o número exato de parceiros sexuais que você já teve, (mesmo que você saiba) guarde essa 'façanha' para você.

Continua após publicidade

Essa é sua história, acertos e erros, escolhas de fases da sua vida, que talvez provoque em você risadas, sensação de poder ou saudosismo, mas que devem pertencer somente a você. Isso porque algumas pessoas têm histórias 'incríveis' e, devido a dezenas de ex-parceiros, podem provocar no outro medo de sua inconstância, medo de ser mais um dos seus envolvimentos superficiais.

Por outro lado, homens e mulheres que tiveram apenas um ou dois parceiros também podem ser discriminados pela pouca experiência, gerando dúvidas: Por que ninguém quis? Será que é uma pessoa difícil?

Falar do passado interfere sim

Muitos acreditam que falar do passado não interfere em nada, pois já passou, mas é um grande engano. As inseguranças pessoais associadas à baixa autoestima e atreladas a alguns acontecimentos mais ou menos picantes, podem fazer a relação que você sonhava iniciar ou continuar, tornar-se um grande inferno. Pois irão mobilizar inseguranças como o medo de não ser amado, insegurança em relação ao corpo…

Evite frases como…

Por isso algumas frases podem e devem ser evitadas. Por exemplo, muito cuidado para naquele dia que em que você estiver carente não dizer: "Nunca conseguirei te amar como amei o fulano (a)".

Esse pode ser o ponto final de qualquer relação. Se você continuar valorizando tanto a relação anterior, sem nem ter certeza se vai gostar da pessoa atual, é porque você está de porta fechada para recomeçar.

Aliás, falar muito do "ex", "que me entendia", "sabia fazer diferente", "sabia como eu gostava, nem precisava pedir…" Essas e outras comparações infelizes devem ser banidas. Isso traz para seu atual parceiro (a) a sensação de incapacidade, raiva e disputa com esse fantasma que deveria estar no passado, mas se apresenta sempre tão presente.

Outro fato grave é contar que teve dois namorados (as) ao mesmo tempo, ou até histórias como a de já ter ficado com namorado ou marido de sua melhor amiga e vice-versa.

Aos heterossexuais, cuidado com confissões de conteúdo homossexual: contar que você já fez masturbação mútua com um amigo, que teve uma relação homossexual… Ao mesmo tempo em que essa 'cena' pode ser excitante para alguns casais, poderá para muitos gerar uma eterna desconfiança em relação às suas amizades.

Mas se para você essas experiências são importantes de serem divididas ou até de serem vividas em conjunto, converse com seu parceiro (a), "conte um caso de um conhecido" para saber o que ele (a) pensa disso, e avalie se você quer contar ou guardar para você essas experiências.

Não compare performances sexuais

Para uma mulher que tenha intenção de investir na relação, sem criar no homem um grande medo ou ansiedade de desempenho, cuidado com comparações de performance sexual, com elogios aos homens sexualmente bem dotados que você conheceu (e gostou!). Isso pode fragilizar a integridade do parceiro e gerar uma série de problemas, emocionais e sexuais.

Contar ao parceiro que você fingia orgasmo – clique aqui e leia – poderá suscitar dúvidas em seu parceiro atual sobre o seu prazer com ele. Mas tudo pode piorar com a atitude de algumas mulheres em dizer de forma muito independente que não se incomodam quando não conseguem chegar ao orgasmo, pois "se viram muito bem sozinhas ou com um vibrador".

Não que todos os homens sejam resistentes em incluir apetrechos sexuais para incrementar a relação. Muitos podem se sentir trocados ou desnecessários e podem desaparecer por conta disso.

A tênue fronteira entre a mentira e a privacidade

É preciso ter clareza que ninguém irá mentir para o outro ou viver uma farsa (você não deve ocultar se é casado, se tem filho de outra relação), mas tenha certeza de que ser verdadeiro, não significa entregar seu diário de vida íntima para qualquer pessoa que você conheceu ou intenciona se relacionar. Até porque no início de relacionamentos existem muitas inseguranças e essas confissões podem despertar medo, resistência e desejo de fugir.

Conheça a outra pessoa, mostre-se para ela, troquem sonhos, falem de desejos, o seu comportamento frente a sua relação poderá fazer com que ele (a) te perceba de um jeito especial. Assim vocês poderão construir um bom início para a história de vocês e, quando houver confiança, muitas das experiências poderão ser dividas, mas isso não é uma obrigação ou um dever, é um querer.