Irei participar de uma seleção na empresa onde trabalho. Como proceder?

por Roberto Santos

"Tenho 33 anos e estou há sete trabalhando em uma empresa aérea e irei participar de uma seleção para Agente Líder e gostaria de algumas dicas"

Continua após publicidade

Resposta: Não há fórmulas genéricas para lhe responder sua consulta, mas algumas reflexões podem ser interessantes para sua preparação.

Por que você foi convidada a participar da seleção interna?

Primeiramente, por você ter sido convidada a participar dessa seleção interna para uma promoção, já tem um bom ponto de partida, pois em seu cargo atual, sua empresa enxerga uma profissional que cumpre os requisitos esperados para seu cargo e, mais importante, julga que você tem potencial para fazer mais do que as demandas atuais.

Essa constatação deve lhe servir de estímulo e autoconfiança para participar do processo em questão. Porém, um bom desempenho em um cargo não implica obrigatoriamente na possibilidade de ter o mesmo em um cargo diferente, especialmente se esse cargo requer competências diferentes, como as de liderança, que me parece ser o caso.

Continua após publicidade

Seja para esse cargo/situação ou outros, a reflexão que recomendo é perguntar para os Recursos Humanos (ou quem a convidou para participar desse processo) o que se espera para o profissional que a
empresa busca para essa posição — especialmente, aqueles aspectos comportamentais como habilidade de comunicação, de liderar e influenciar outras pessoas etc, pois esses serão o objeto da avaliação que irá passar.

Caso seja impossível ter a resposta diretamente do RH, procure conversar com colegas que ocupem essa função na empresa ou aqueles que ocuparam e foram além para outros cargos, para perguntar-lhes o que é importante para ser bem avaliada no cargo.

Baseado nos resultados dessa consulta, você poderá se preparar, refletindo que fortalezas você tem que coincidem com o esperado para o cargo e se preparar para demonstrá-las em uma atividade de grupo ou individual. Por exemplo, se comunicação interpessoal for uma habilidade importante em que você julga se destacar, prepare-se para fazer o melhor possível para escutar ativamente os colegas e/ou o coordenador do processo e falar com clareza, concisão, ter um bom português etc.

Continua após publicidade

Se você tiver uma área em que tenha dificuldade atualmente, procure pesquisar e se preparar com formas de compensá-las ou de agir de forma diferente.

Mas acima de tudo, durante a seleção, procure relaxar e ser você mesma: autenticidade é sempre a melhor qualidade e as pessoas, consciente ou inconscientemente, captam e valorizam.

Boa sorte!