Entenda a ‘Lei das Afinidades’

por Roberto Goldkorn

Há algum tempo soube de uma história interessante e bem ilustrativa do que pretendo contar aqui. Uma grande empresa atacadista foi flagrada dando "bola" (suborno) ao gerente de compras de uma das suas maiores clientes. O tal gerente foi despedido com justa causa, e o contrato dessa empresa atacadista rescindido.

Continua após publicidade

Pouco tempo depois o diretor da empresa atacadista recebe um fax denunciando o seu gerente de compras como beneficiário de propinas polpudas para favorecer um determinado fornecedor. O presidente da empresa ficou enfurecido, o tempo fechou. Mas será que ele tinha direito à tamanha indignação?

Bem-vindos à Lei Irrevogável das Afinidades. Ao longo da história essa Lei não escrita tem sido percebida por muitos, e traduzida em ditos populares como: os afins se afinam; pássaros da mesma plumagem voam juntos; tal pai, tal filho; cada qual com seu igual; cada panela com sua tampa, etc.

O Universo seja lá como você o conceba é uma imensa caixa de ressonância, um monumental produtor de ecos. Cada ser humano é também uma caixa de ressonância, é um emissor de vibrações.

Nossos condicionamentos nos levam a projetar quase sempre programas repetitivos, herdados, despessoalizantes, e por isso infelicitantes.

Continua após publicidade

Ouvi um metalúrgico sendo entrevistado sobre o destino que dará para um adicional que o governo lhe garantiu por ser aposentado e ainda trabalhar na mesma empresa há mais de trinta anos. "Vou pagar o curso profissionalizante de metalurgia para o meu filho. Assim garanto o futuro dele".

Com a melhor das intenções esse senhor está decidindo o futuro do seu filho. "Assim ele nunca passará fome." Em nenhum momento passou pela cabeça dele que o seu filho (assim como ele) nasceu com um potencial para a riqueza e não para a fome. Em momento algum passou pela cabeça dele que o Universo (nem tampouco Deus) decretou que o seu filho teria de ser metalúrgico e trabalhar por um salário toda a vida. Não há limites pré-estabelecidos, ninguém nasce condenado a um destino medíocre. Um metalúrgico pode ser tudo inclusive presidente do país.

A mecânica dessa lei é mais ou menos como o processo de chamar um táxi. Você telefona para uma central e pede um táxi. A central escolhe um que esteja mais próximo da sua casa, e pronto. O táxi está esperando ser chamado, faz parte da sua natureza. A central fará sempre o seu trabalho de conectar a demanda com a oferta, e voilà.

Continua após publicidade

Parece um processo simples, mas está cheio de sutilezas. Se você tratar mal a moça do atendimento ela pode demorar a contatar o motorista, ou escolher um encrenqueiro, um motorista conhecido por não tomar banhos regulares. Você pode passar o endereço errado e não receber o seu táxi, ou pode estar apenas passando um trote, mas seu número ficará registrado na central e da próxima vez que realmente alguém de sua casa precisar…

Os táxis, ou seja, os potenciais de riqueza e realização do Universo estão ali para lhe conduzir ao seu destino, mas é você que estabelece o quando, como e onde.

Peça e receberás, pode ser simples assim, mas entre uma ação e a reação existem muitas nuances. Por isso existem poucos ricos e muitos pobres, e porque existem muitos pobres é mais fácil pedir a pobreza do que a riqueza. As mães apequenadas e condicionadas fazem de tudo para seus filhos consigam um emprego público para terem segurança. Passam para eles o medo e a aversão ao risco. Assim exércitos de homens e mulheres marcham para o abrigo da segurança e abdicam de sacar os imensos tesouros de riqueza e de amor do Universo.

Mais uma vez as frases populares mostram o poder dos condicionamentos negativos: não se pode ter tudo; antes um pássaro na mão do que dois voando; ruim com ele pior sem ele; mais pode um camelo passar pelo buraco da agulha que um rico entrar no céu; sou rico sim…de saúde. E vai por aí.

Essas mensagens são enviadas desde cedo para a caixa de ressonância e de lá voltam com esses "pedidos" atendidos.

Uma amiga de muitos anos vive uma vida infeliz sob todos os pontos de vista. Certa vez ela me disse que tinha chegado ao fundo do poço. Penalizado eu lhe ofereci a oportunidade de fazer parte de um produto vendido por marketing de rede. Ela levou dez minutos falando de todos os problemas que ela via nesse processo, sem ao menos me deixar explicar o funcionamento. Ela certamente merece o lugar onde está, pois trabalhou duro para chegar lá, e nem sequer cogita em sair, embora diga o contrário. Ela é focada no problema e não na solução, ela é focada na doença e não na saúde, e na pobreza e não na riqueza.

Crie a sua linha de afinidades que ela lhe acompanhará. Ao longo do caminho haverá turbulências, armadilhas e os pobres diabos podem espreitar e tentar arrastá-lo para os infernos da miséria, e da doença, mas uma atitude firme de que fez a sua opção vencerá tudo. SIM VOCÊ PODE!

Estive recentemente num programa de TV em Londrina. A entrevistadora levou uma linda moça, vereadora de uma pequena cidade do Paraná, noiva, líder comunitária, bem-sucedida. Mas qual era o grande gancho dessa entrevista? A moça de altíssimo astral, havia nascido sem os braços e as pernas! Sim você pode!