Por que envelhecimento cutâneo atinge jovens a partir de 24 anos

Da Redação

Estresse, alimentação inadequada, exposição excessiva à radiação U.V. e radicais livres – que atacam as estruturas da pele aumentando a degradação das fibras de *colágeno e elastina – são alguns dos fatores que estão acelerando o processo de envelhecimento cutâneo na população jovem, com idade a partir de 24 anos.

Continua após publicidade

Tratamentos com cosméticos à base de filtro solar, cremes hidratantes de acordo com cada tipo de pele, limpeza e esfoliações periódicas são algumas das indicações para pessoas que querem prolongar a jovialidade da pele, sem manchas ou rugas.

De acordo com a fisioterapeuta dermato-funcional Izabela Teixeira Dias, a maioria das pessoas que busca tratamento se queixa de pele ressecada, com rugas de expressão e manchas. "Jovens com média de idade de 24 anos estão apresentando envelhecimento cutâneo muito cedo.

"Associamos esse desgaste da pele a motivadores como estresse, exposição aos agentes poluentes e falta de proteção contra os raios solares, que estão mais agressivos", comenta a especialista.

Ações preventivas

Continua após publicidade

Para ajudar a retardar esse processo e auxiliar nos cuidados, Izabela indica tomar sol entre 8h e 11h e após as 16h, utilizar loção e maquilagem com filtro solar, hidratantes com princípio ativo à base de colágeno e cálcio, usar esfoliante de cristais duas vezes na semana e evitar a exposição abusiva aos raios solares. Para as pessoas que precisam de tratamentos mais intensos é fundamental a avaliação de um especialista que prescreva os cuidados necessários. "A visita ao dermatologista é imprescindível, pois é ele quem vai indicar os melhores produtos e os mais adequados para cada grau de envelhecimento. O uso inadequado pode gerar novos problemas ou acentuar os já existentes", alerta.

*O colágeno representa cerca de 25% de toda proteína do organismo humano. Sua função é primordialmente estrutural, ou seja, proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas, sendo o principal componente protéico de órgãos como a pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões – Jocelem Salgado – clique aqui.

**Colágeno e elastina: fibras que dão firmeza e elasticidade aos tecidos, em especial a pele e o subcutâneo. Quando o nível colágeno e elastina reduzem, a pele fica flácida – Alex Botsaris – clique aqui

Continua após publicidade