Cada região do Brasil exige um cuidado diferente com a pele

por Sonia Corazza

Você sabia que as mulheres do Brasil têm a pele bem diferente umas das outras, dependendo da região onde vivem?

Continua após publicidade

Pois é, devido a intensa miscigenação de raças, temos uma paleta de tipos cutâneos bem diversificada.

Região Nordeste

A pele da mulher nordestina, que nasceu e vive nos estados de Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí ou Rio Grande do Norte tende a ser mais oleosa e seborréica. Estão muito submetidas à ação do sol e do vento, o que favorece o aparecimento de rugas precoces e aumenta o risco de incidência de câncer de pele, caso não haja proteção contra os raios solares.

Capriche na hidratação diária, escolhendo produtos com alto FPS para o rosto e regiões do corpo expostas a radiação solar. Não se esqueça também de limpar o rosto duas vezes ao dia para evitar o acúmulo de óleo sobre a pele e o aparecimento de cravos e espinhas.

Continua após publicidade

Região Norte

A mulher nortista, que sofre com as altas temperaturas e grande índice de umidade do ar o ano todo, também tem grande possibilidade em manifestar as características de pele oleosa. Sofrer mais durante os meses quentes, porque a pele fica com aspecto mais gorduroso e com mais impurezas. Portanto, também precisa de limpeza e tonificação adequadas para evitar as erupções cutâneas.

Invista na alimentação rica em vegetais, que reforçam o suprimento de sais minerais e vitaminas favorecedores do equilíbrio da pele. Comer com equilíbrio é vital para manter a pele bonita e livre de impurezas. A água também exerce papel vital no metabolismo e eliminação das impurezas do nosso organismo, mantendo a pele hidratada e sem oleosidade excessiva.

Continua após publicidade

Cuidados – Região Centro-Oeste

O Centro-Oeste é formado pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal, esta região de clima tropical semi-úmido tem inverno muito seco e baixa umidade do ar. A pele torna-se ressecada e propensa a desidratação.

Acessórios que não devem ficar de lado são os óculos de sol, se possível os chapéus e sempre os protetores solares, para evitar o envelhecimento cutâneo e o câncer de pele.

Região Sudeste

Na região Sudeste há uma grande diversidade racial, as pessoas que vivem à beira-mar são propensas ao envelhecimento precoce da pele, bem como as que trabalham no campo. Já as que vivem nas regiões serranas sofrem com o frio, tendo uma pele mais seca. E as que habitam grandes centros urbanos lutam contra a poluição, que se deposita sobre a pele e causa irritação e o aparecimento de cravos e espinhas.

A hidratação é fundamental para todas, que devem optar por formulações contendo filtro solar e vitamina E de ação antioxidante. A limpeza deve ser suave, sendo que os sabonetes líquidos são os mais indicados, seguidos obrigatoriamente de uma loção tônica sem álcool, para restaurar a condição de normalidade da pele.

Região Sul

As sulistas são as que mais sofrem com as baixas temperaturas, como normalmente são descendentes de europeus possuem pele clara e sensível a radiação solar.

É importante proteger a pele adotando a massagem com um óleo vegetal especial, como o semente de uva ou gérmen de trigo, que também facilitam a vaso-dilatação periférica e a irrigação sangüínea, deixando a pele mais nutrida, além de ajudar na reposição do manto natural que protege a pele.

Não importa de onde você é, cuidar da pele vale para todas!