Pensamento obsessivo e compulsivo: quais podem ser as causas?

por Eduardo Ferreira Santos

"Tenho 43 anos. Em 2013 tive uma fase financeira pesada. Hoje, em momento de recuperação desse difícil período, não consigo tirar da minha mente o seguinte: ouço uma voz interna que vou perder tudo que tenho. Já fui em psicólogo, psiquiatra. O que posso fazer para eliminar este pensamento e uma tristeza interna que está dentro de mim? Quero ser feliz!"

Continua após publicidade

Resposta: Quando se tem um pensamento obsessivo, intrusivo, o primeiro passo é descobrir o que há de disfuncional em seu psiquismo.

Certamente há uma grande ansiedade gerando todo esse desconforto e infelicidade, cuja causa apenas uma boa psicoterapia poderá ajudá-lo.

Às vezes, as pessoas pensam que ir a um psicólogo ou psiquiatra apenas uma vez pode resolver um problema, mas não é bem assim.

Quando há alguma inquietação na mente, é preciso que se trabalhe profundamente toda a estrutura psicológica que, evidentemente, está abalada.

Continua após publicidade

Medicações podem ajudar e muito para reduzir e até extinguir esse tipo de problema, mas, insisto, é preciso um trabalho amplo e profundo para resolvê-lo.

Procure um psiquiatra psicoterapeuta e faça uma boa psicoterapia.

Atenção!

Continua após publicidade

Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.