Liberte-se dos pensamentos negativos e viva com mais satisfação

 por Rosemeire Zago

"Sinto-me um prisioneiro de mim mesmo, de minhas emoções e da própria vida. Sinto-me sem saída. Em certos momentos acho que tenho toda razão para me sentir assim, em outros acho que não há motivo para tanta insatisfação em relação à vida profissional e conjugal. É possível se libertar dessas emoções negativas?"

Continua após publicidade

Resposta: Você pode sim fazer algo por você, mas é preciso entender que todos nós temos sentimentos muitas vezes desencadeados por causas que estão em nosso inconsciente e dificilmente conseguirá acessá-los sem ajuda de um profissional, por isso sempre a indicação de um psicólogo.

O que você pode começar a fazer é escrever sobre seus sentimentos de insatisfação buscando as possíveis causas. Um exercício que pode ajudá-lo está num de meus artigos e que eu transcrevo abaixo. Procure responder as perguntas abaixo para depois pensar sobre o que quer manter em sua vida:

– O que não gosta de fazer e tem feito? Por quê?

– O que você gosta de fazer e não tem feito? Por quê?

Continua após publicidade

– O que você gosta de fazer e tem feito?

Não responda só mentalmente, pegue papel e caneta e escreva as respostas, assim ficará mais fácil perceber as possíveis causas de sua insatisfação e o que poderá mudar, caso deseje. Depois de respondido, perceba qual foi a pergunta que mais obteve resposta. Qual lista deseja aumentar? Qual pode diminuir? Como diminuir o que não gosta de fazer e tem feito? O que fazer para que a segunda lista (gosta de fazer e não tem feito) comece a fazer parte da terceira (gosta de fazer e tem feito)?

Valorize o que gosta e tem feito e aumente essa lista até o final do ano, onde você poderá fazer esse exercício novamente e comparar com as respostas que deu agora e perceber se haverá diferença.

Continua após publicidade

Agora pense sobre seus sentimentos:

– O que você não gosta de sentir e tem sentido? Por quê? Quem é responsável por esse sentimento?

– O que você gosta de sentir e não tem sentido? Por quê? Quem é responsável por não ter esse sentimento?

– O que você gosta de sentir e tem sentido? Por quê? Quem é responsável por esse sentimento?

Depois de ter respondido todas as questões, reflita sobre suas respostas. Houve mais respostas em qual lista? Deseja mudar algo? Caso positivo, o que você pode fazer para mudar sua realidade? O que deseja manter nesse ano? Do que deseja se libertar? Qual caminho deverá trilhar para chegar aonde deseja? Será que se continuar agindo como tem agido conseguirá obter o que pretende? Procure sempre buscar coerência entre o que pensa, sente e age. Afinal, depois de toda essa análise, acredito que seja mais fácil responder o que você quer para você.