Como saber se estou passando do limite ou se corro risco de ter overtraining?

por Simone Sarti

"Tenho 59 anos, ha quatro iniciei musculação, caminho na rua, já consigo trotar um quilômetro e isso aumentou muito minha condição física. Mas tenho dúvida se posso pecar por muita atividade, pois venho sentindo o lado esquerdo todo e as medidas estão menores em um centímetro na perna, coxa e braço esquerdo."

Continua após publicidade

Resposta: As adaptações fisiológicas causadas pela prática regular de exercícios devem ser benéficas e sendo assim se relacionam com uma menor incidência de doenças degenerativas e cardiovasculares.

Porém, se feitas de forma exagerada ou mal orientadas, podem levar a resultados indesejáveis e um deles pode ser o overtraining.

Overtraining ou síndrome de overtraining se caracteriza por treinamentos de alta intensidade, volume muito grande de treino e sem intervalo de recuperação suficiente. Fatores psicológicos e dietas inadequadas também contribuem para o problema.

Os dados a respeito de seu treinamento (4 anos de musculação, trotes de 1 km), levam a crer que você já está adaptado ao treino. Nesse caso, musculatura e sistema cardiovascular estão bem trabalhados e se o treinamento estiver bem dividido na semana, não me parece que há risco de overtraining. De qualquer forma, fique atento aos principais sintomas da síndrome:

Continua após publicidade

Síntomas da síndrome de overtraining

. queda de desempenho (persistente, mesmo após períodos de descanso)
. dores musculares
. sono inadequado
. perda de peso
. perda de apetite
. mudanças no humor
. fadiga crônica

Na dúvida, procure um médico, com especialização em Medicina Esportiva. Ele deverá pedir uma avaliação física completa e alguns exames para detectar alterações hormonais, imunológicas, fisiológicas e outras. Em seguida, com esses dados, consulte o professor de Educação Física, para que ele monte seu programa de treino com as modificações necessárias.

Continua após publicidade