Meu namorado é bem mais velho e estou perdendo o desejo sexual. O que faço?

por Margareth dos Reis

"A filha dele tem quase que a mesma idade que eu (20 anos), e não aceita o nosso namoro. Estamos juntos há um ano e sempre que ela o solicita, ele larga qualquer compromisso comigo para fazer o que ela pede."

Continua após publicidade

Resposta: Pelo jeito você está se sentindo um vértice insignificante desse triângulo, não é? Faz parte dele, mas menosprezada pela união formada entre os outros dois vértices, percebe-se um terceiro excluído.

Veja bem, enquanto a filha do seu namorado o solicita, provavelmente para ser o centro das atenções da vida dele, ele não deve nem desconfiar que, para não frustrar a filha, tem frustrado você. Essa situação sinaliza alguns problemas por trás de todos esses comportamentos individuais, que precisam ser reconhecidos e tratados adequadamente. Por exemplo: você pode estar perdendo o “tesão” pelo seu namorado por que ele fica a cargo da filha e você não o tem no papel de seu namorado. A filha pode estar achando que tem o pai só para ela, porque ele demonstra uma disposição incondicional para servi-la e, por fim, o seu namorado pode estar mantendo uma dificuldade para assumir o papel de namorado com você pelo temor de que a filha deixe de gostar dele, caso coloque algum limite para ela.

Cabe salientar que o desejo sexual pode ser facilmente afetado pela qualidade do relacionamento entre duas pessoas. Como não costuma ser fácil compor o amor e o convívio com filhos de outra pessoa, é possível que a admiração pelo seu namorado esteja diminuída porque ele não facilita o processo de integração entre vocês e a filha dele; o que a faz se sentir preterida e desmotivada com ele.

Você sozinha pouco pode fazer para mudar esse cenário, pois é a ação conjunta (aquela que envolve uma decisão do casal sobre as fronteiras que protegem a vida a dois e sua determinação em como lidar confortavelmente com os fatores que gravitam em torno do relacionamento, sem que nenhum dos lados se sinta anulado nesse processo), que determina uma história afetiva e sexual bem-sucedida.

Continua após publicidade

Assim, procure verificar a disposição do seu namorado para rever as bases desse namoro e avaliar quais mudanças vocês poderiam fazer para promover um clima que favoreça o prazer de um estar junto com o outro nessa relação daqui para frente.