Um amigo meu, casado, perdeu o desejo pela esposa. Ele pode voltar a sentir desejo de novo?

 por Margareth dos Reis

Resposta: A falta de desejo sexual do seu amigo pela esposa dele diz respeito a circunstâncias que precisam ser reconhecidas, aprofundadas e analisadas com ele a partir da história de vida dele, mais especificamente nos envolvimentos afetivos sexuais experimentados por ele até aqui.

Continua após publicidade

Não dá para generalizar (ou terceirizar) um assunto desse porte. Aliás, a expectativa humana tende a uma simplificação para encontrar respostas para questões mais abrangentes (e/ou de terceiros) que acaba por despertar certas dúvidas, como essas que ficaram para mim:

– Você está escrevendo como se fosse um amigo seu, porque não tem coragem de falar sobre o seu problema?

– Você está escrevendo porque seu amigo que perdeu o desejo pela esposa, não tem coragem para fazer isso e pediu para você fazer por ele?

– Você está escrevendo sem o seu amigo saber porque você tem algum interesse na vida dele?

Continua após publicidade

Bem, curiosidades à parte, vou continuar respondendo o caso em tela como sendo do seu amigo!

É bem provável que a perda do desejo dele (que pelo visto é específico à parceira) não tenha acontecido da noite para o dia e nem tampouco sem nenhum sinal gradual.

Além disso, isso pode ter ocorrido somente por parte dele em relação a ela ou por parte de ambos, pode ter associação com um transtorno de humor como a depressão, com baixa qualidade de vida do casal, com insatisfação profissional ou dificuldades financeiras.

Continua após publicidade

Também configuram nesse cenário a perda de atração, de interesse ou de admiração pela parceira, falta de sintonia erótica da dupla, falta de tempo para a vida íntima, rotina sexual empobrecida por falta de criatividade para surpreender e ser surpreendido na relação a dois.

Como o desejo sexual pode ser afetado por vários fatores que orbitam em torno da vida de uma pessoa, é necessário buscar uma compreensão sobre as possíveis causas subjacentes a esse transtorno e sobre os meios adequados de terapêuticas para a recuperação do desejo. Ou seja, o seu amigo precisa passar o próprio enredo de vida em revista para reconhecer nele a participação nisso que ele está enfrentando e saber até que ponto a falta de desejo pela esposa é passageira ou definitiva. A partir disso, ele poderá então avaliar quais as possibilidades de escolha que ele tem para melhorar a qualidade de vida, presente e futura, dele.