Medo de perder o emprego nestes tempos de crise? Saiba o que fazer

E-mail enviado por um leitor:

“Gostaria que saber como reagir ao momento de tribulação que ocorre na empresa onde trabalho. Ando com os nervos à flor da pele, sem saber o que fazer. Existe grande risco de perder o meu emprego?”

Continua após publicidade

Resposta: Começo a resposta por sua pergunta que tem ares de que espera uma resposta de vidente, que eu não sou, mas me suscita uma reflexão sobre riscos de perder o emprego. Obviamente, os dias de hoje têm nuvens muito mais carregadas de ameaças de empresas vendo suas vendas e seus lucros irem para o bueiro da insolvência financeira.

Nestes momentos de crise, os critérios para demissões variam de empresa para empresa:

Primeiro os funcionários de salário mais alto?

Primeiro as casadas que têm um marido para sustentá-las?

Continua após publicidade

Primeiro os solteiros?

Primeiro os de desempenho inferior?

Primeiro os “criadores de caso”?

Continua após publicidade

Enfim, cada organização prioriza como vai cortar seus custos de pessoal, combinando esses e outros critérios.

Do lado dos empregados, para parte desses critérios não há o que fazer — rebaixar o salário é ilegal, separar do marido seria extremo, casar da noite para o dia poderia trazer outras dores de cabeça para o resto da vida… Por outro lado, os funcionários “criadores de caso” e os de “braço curto” ou de desempenho meia-boca, devem estar preocupados mesmo, especialmente em momentos atribulados como os atuais.

Atitude antidemissão 

Há tempos escutei alguém falar: “todo dia vou ao trabalho achando que poderei ser demitido e procuro formas de mostrar meu valor e minha contribuição para reverter aquela possível decisão de me demitirem…”

Essa forma de pensar pode até parecer exagerada e obsessiva, mas por trás dela, está um princípio muito claro das relações de trabalho dos últimos 30 anos, pelo menos, não há estabilidade de emprego do lado dos empregadores e não há lealdade cega de parte dos trabalhadores. Ganha-se a liberdade mas junto uma responsabilidade de procurarmos “garantir” nosso emprego diariamente, como se nosso contrato fosse renovado todos os dias.

Então, respondendo à sua pergunta, você tem de fato, como todos seus colegas, de todas as empresas, risco de perder o emprego. Se for um bom emprego, mostre que sua demissão é a pior coisa que pode acontecer para seu setor e para o negócio de seu empregador.

Bom trabalho e boa sorte!