Psicologia budista para perseverar

por Emilce Shrividya Starling

A vida no planeta Terra é cheia de desafios e precisamos estar prontos para enfrentá-los e superá-los. É importante a perseverança em nossos ideais e resoluções para renovarmos cada dia nosso compromisso com a vida.

Continua após publicidade

A pessoa perseverante termina o que começa. Enfrenta os problemas e desafios sem reclamar, com bom humor e paciência. É flexível, positiva e dinâmica. Não é perfeccionista. Reconhece os próprios limites e os respeita, sem se sobrecarregar com preocupações que não pode resolver no momento. Aprende a não alimentar expectativas com o futuro e compreende que ninguém é perfeito.

Para ser perseverante é necessário auto-esforço e desenvolver o poder da Vontade ativa interior.

Segundo a psicologia budista, podemos conseguir isto através de quatro poderes:

1. O poder da aspiração

Continua após publicidade

2. O poder da constância

3. O poder da alegria

4. O poder da descontração.

Continua após publicidade

A aspiração é a base da motivação que nos ajuda a atingir nossas metas. Precisamos aspirar por conhecimento, prosperidade, felicidade, amor. Aspirar desenvolver nosso potencial e conquistar o autodomínio e a paz interior.

A constância gera a estabilidade que precisamos para realizar nossos propósitos. Com uma intenção firme vamos colhendo os frutos de nosso 'doce' auto-esforço.

A alegria gera coragem, satisfação, disposição interna e leveza de espírito. É contagiante, é livre de preocupações, preferências e aversões. Sentir alegria nos harmoniza, nos liberta da depressão, de medos, da raiva, da inveja, da ansiedade.

A descontração nos dá espontaneidade e nos ajuda a manter nossos esforços com alegria. Ela nos liberta das tensões, do cansaço e da seriedade excessiva. Ao aprender a se descontrair nas situações desafiantes, aprendemos a ser mais tranquilos e confiantes. Aprendemos a saborear a vida e viver o momento presente.

A alegria e a descontração surgem de uma mente concentrada no que faz, presente no momento presente. Esses sentimentos vêm de um coração agradecido e generoso.

Para desenvolver a perseverança é necessário autocontrole e vigilância para manter bons pensamentos. É uma prática. Você precisa aprender a ser mais positivo, não alimentar pensamentos negativos que geram dor e inquietação.

Como diz a Bhagavad Gita, uma escritura sagrada do yoga:

"Que a separação da união com a dor seja conhecida como yoga.
Yoga deve se praticada com determinação e com uma mente livre de desânimo."

Como disse o filósofo alemão Goethe: "Só consegue sua liberdade e sua existência quem as conquista diariamente." Assim pratique meditação, relaxamento, hatha yoga com regularidade, com motivação, disciplina e alegria.

Como o sol, às vezes, fica encoberto pelas nuvens, assim também nossa alegria interior fica encoberta por tantos pensamentos aflitivos e ansiosos. Liberte-se da opressão da mente turbulenta e inquieta.

Sorria mais. Nutra suas experiências de liberdade, de alegria e de descontração a cada dia. Fique em paz! Deus em mim saúda e agradece Deus em você!