Qual é a importância do pH nas formulações dos shampoos?

por Sonia Corazza

São tantos os lançamentos em produtos, que a cada dia surgem mais e mais dúvidas no cabeça de quem escolhe. Vamos falar sobre cabelos, shampoos e características químicas das formulações, para ajudar você a conseguir a melhor fórmula para a característica e condição de seus preciosos fios de cabelo.

Continua após publicidade

Qual a importância do pH na fórmula?

O pH é a sigla para “potencial hidrogeniônico”, uma régua que mede a faixa de acidez ou alcalinidade de um produto. Essa régua vai de zero a 14, onde quanto mais próximo de zero, maior a acidez e quanto mais próximo de 14, maior a alcalinidade. O pH 7,0 denota uma faixa de neutralidade, não sendo nem ácido, nem alcalino.

Relação entre o pH da pele e o pH do produto

O manto hidrolipídico protetor da nossa pele é um revestimento composto de substâncias ligeiramente ácidas, de pH por volta de 5,5, destinado a manter um ambiente inóspito para o desenvolvimento de micro-organismos que possam nos causar mal. Se a gente deseja suavidade na limpeza do couro cabeludo e do cabelo, devemos optar por formulações com pH nesta faixa ou próxima dessa, isto é, pH entre 5,5 e 7,0 .

Continua após publicidade

Como ele age no cabelo?

Não é o pH que age no cabelo e sim as substâncias químicas contidas na fórmula que de acordo com sua concentração, tornam o produto final mais ácido ou mais alcalino. O ideal é que o shampoo esteja na faixa mais próxima da neutralidade e que o condicionador esteja ligeiramente ácido para realizar a neutralização das cargas estáticas e assim facilitar a penteabilidade dos fios.

Qual a importância do sal no shampoo?

Continua após publicidade

O sal (cloreto de sódio) é um eletrólito que em pequenas concentrações ajuda as misturas feitas com alquil sulfatos, como o lauril éter sulfato de sódio – que é um tensoativo comum presente nas fórmulas de shampoos -, a ganhar um ligeiro aumento de viscosidade.

pH substitui o sal?

Como o pH não é uma matéria-prima e sim uma medida de acidez ou alcalinidade de uma fórmula, não tem nenhuma comparação com o cloreto de sódio, que é um eletrólito doador de viscosidade e consistência aos shampoos.

É verdade que shampoo com sal estraga o cabelo deixando-o seco?

Não, impossível! Coitado do cloreto de sódio! Não é ele o responsável por cabelos secos ou estragados e sim tudo o que a pessoa faz de errado com seus fios de cabelo, como tratamentos químicos alisantes, descolorantes, tonalizantes, permanentes, tratamentos térmicos com chapinhas, secador de cabelos, baby-liss, somados aos cosméticos de má qualidade, como shampoos formulados sem ativos que possam repor a estrutura natural dos fios, como os aminoácidos, e que acabam sendo desestruturados e perdem suas características originais de flexibilidade, brilho, maleabilidade, etc.

Boas compras!