Entenda o método Pilates

Por Simone Sarti

O método Pilates ou Contrologia é um sistema de exercícios criado pelo alemão Joseph Pilates em 1920, com uma abordagem que considera o homem na sua totalidade, unindo corpo e mente, já que seus exerccícios exigem concentração.

Continua após publicidade


"Nós temos que tentar alcançar constantemente, corpos fortes e saudáveis e desenvolver nossas mentes até o limite de nossa capacidade" Joseph Pilates

Em 1934, Joseph Pilates escreve seu livro "Your Health" e nele define assim ,a contrologia : "É o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que se aplicam a cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo, e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicado a cada movimento, no estado ativo, em repouso e dormindo"

São mais de 500 exercícios feitos em aparelhos específicos, que exigem grande concentração e consciência corporal. É uma busca constante pela excelência e pelo total controle do próprio corpo. Sem preocupação com a hipertrofia muscular, desenvolve o corpo uniformemente, corrige a postura, desenvolve a vitalidade, revigora e proporciona o domínio da mente sobre o controle do seu corpo. Promove grande flexibilidade, força e equilíbrio muscular.

As aulas são tranqüilas, os movimentos são feitos com poucas repetições, mas exigem esforço e muita concentração, tornando-os mais eficientes. Dessa forma, o praticante não os realiza de forma automática.

Continua após publicidade

Os exercícios têm maior foco nas regiões abdominal, dorsal e lombar (denominada "centro de força") e também é dada muita importância à respiração.

O método pode ser utilizado por pessoas de todas as idades e todos os níveis de condição física, desde o sedentário, até o atleta de alto nível. É indicado para melhora do condicionamento e também para reabilitação. Segundo seus professores, em algumas semanas já é possível observar resultados. As aulas são individuais ou em pequenos grupos, para poder ser melhor direcionada às necessidades de cada aluno.

Pilates tem metodologia própria e complexa e aparelhos e equipamentos bem diferenciados. A garantia de eficiência nos resultados está na técnica correta e na precisão com que se realiza os exercícios e, para que isso ocorra, há a necessidade de acompanhamento constante de um profissional com vasto conhecimento da anatomia e fisiologia do corpo humano e que deve ser obrigatoriamente formado em educação física ou fisioterapia.

Continua após publicidade

O representante da autêntica Contrologia no Brasil é o The Pilates Studio®, portanto se você for começar a praticar,seria interessante verificar se o local é franqueado pelo The Pilates Studio®, e se o instrutor é graduado em Educação Física ou Fisioterapia e se tem seu certificado de Pilates assinado por Romana Kryzanowska (foi aluna pessoal e sucessora direta de J.Pilates), por Sari Mejia ou Inélia Garcia( diretora do Centro de Certificação do Brasil).

Os professores para conseguirem essa certificação, passam por um curso extenso, criterioso e aprofundado no assunto, por testes práticos e centenas de horas de estágio (um mínimo de 600 horas); passam por reciclagem anual obrigatória, assim como os estabelecimentos franqueados.

Como surgiram muitas correntes alternativas, ou instrutores que por fazerem cursos de final de semana (workshops) se consideram aptos, é importante verificar sempre a procedência, a formação e a veracidade dos profissionais.

Como qualquer atividade, é fundamental a avaliação física/médica antes do início da mesma, para que o professor tenha todos os dados para formular da melhor forma o seu programa de exercícios.