HCor alerta sobre o crescimento de problemas cardíacos em crianças

Da Redação

Segundo o Departamento de Pediatria do Children's Hospital e da Escola de Medicina da Universidade de Washington, estima-se que a cada 250 crianças aparentemente saudáveis, uma delas apresenta algum tipo de arritmia. No Brasil, esse número pode ser ainda maior, porém não há estudos específicos sobre este assunto.

Continua após publicidade

No HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, já foram realizadas mais de 400 cirurgias de correção de arritmias sem abertura do tórax (ablação por radiofrequência). A instituição atende em média 30 crianças com suspeita de arritmias por mês, sendo que as correções cirúrgicas ou intervencionistas correspondem a apenas 25% dos casos. Desse grupo, 45% são de crianças do sexo feminino e 55% do sexo masculino.

O número de atendimentos às crianças com algum tipo de cardiopatia vem crescendo com o passar dos anos. No serviço de arritmias pediátricas houve um aumento de 30% em comparação com o ano de 2008 e em 2010 observa-se um aumento ainda maior.

Segundo o Dr. Enrique Pachón, responsável pelo serviço de arritmia pediátrica, a maioria dos casos se deve a problemas congênitos, os quais causam as arritmias diretamente ou como sequela de cirurgias cardíacas para a correção de má formações. Dessa forma é fundamental o cuidado para prevenir as doenças congênitas do coração: "Recomenda-se que as mães façam rigorosamente todo o acompanhamento pré-natal, para que esses problemas cardíacos, como é o caso das arritmias, possam ser detectados precocemente. Deve-se evitar ao máximo hábitos não saudáveis como o fumo durante a gestação, o uso de drogas e de qualquer medicamento não indicado pelo médico", afirma o especialista.

No caso das arritmias cardíacas, que se caracterizam como alterações no ritmo dos batimentos cardíacos, desde que tratadas precocemente, é possível que a criança leve uma vida normal. "Muitas arritmias cardíacas identificadas na fase inicial podem ser totalmente curadas, sem deixar qualquer sequela no coração ou cicatriz externa, devolvendo assim a condição de normalidade total à criança", explica.

Continua após publicidade

Dicas para prevenir e identificar arritmias pediátricas

· Muitas doenças são hereditárias, portanto, caso haja registro de doenças cardíacas na família, os cuidados devem ser redobrados;

· As avaliações médicas pelo pediatra nos primeiros meses de vida são fundamentais para a identificação e o controle de problemas, que poderão resultar em arritmias no futuro;

Continua após publicidade

· Crianças com doenças congênitas já corrigidas ou não, desenvolvem mais facilmente as arritmias que a população geral;

· Valorizar sempre qualquer queixa de palpitação referida pela criança;

· Sempre que surge alguma suspeita, o diagnóstico é feito por meio de exames comuns, iniciando através de um histórico e avaliação física detalhados, um eletrocardiograma e um ecocardiograma. A partir daí temos a base para conduzir uma investigação mais profunda, com exames mais específicos, nos casos detectados.