Chá tem de ser de boa qualidade

por Alex Botsaris

Está com vontade de tomar um chá relaxante? Irá fazer uma infusão para ajudar a digestão? Ou no seu caso o que incomoda é o inchaço da TPM? Não importa, qualquer que seja o motivo, se o chá que você utiliza não for de boa qualidade, ele não trará benefício algum. E pode até trazer malefícios em alguns casos. Muita gente não sabe, mas como no Brasil a Agência de Vigilância Sanitária entende que chá não deve ter ação no organismo, não existem critérios de qualidade para eles, como na Europa. Por exemplo, muita camomila à venda no nosso mercado, já sofreu a retirada do camazuleno, seu principal ativo. Plantas que já sofreram processo de extração são muito mais baratas, e com isso garantem as margens de lucro de fabricantes, mas não exibem benefício algum à saúde.

Continua após publicidade

Se você procura sair do ambiente impessoal do chá de supermercado e for comprar seus produtos nas feiras livres, atenção! Antes de tudo busque saber qual a origem da erva que será adquirida: onde foi plantada, cultivada ou coletada, e se a pessoa que coleta conhece bem o assunto. Nesses mercados menos formais há a freqüência de equívocos de toda natureza, desde coleta de uma espécie errada com semelhança morfológica (forma, aparência), até a contaminação das plantas por todo tipo dejeto (ovos de vermes, fezes de animais, pêlo de rato, metais pesados, defensivos agrícolas) é muito comum, especialmente na periferia de cidades de grande e médio porte. Um estudo conduzido pela Fiocruz no Rio de Janeiro constatou que 80% das amostras de chás colhidas em mercados informais não eram adequadas para o consumo humano.

Uma boa estratégia para avaliar de cara a qualidade das plantas é a forma como estão acondicionadas. Plantas que estão à venda sem nenhuma proteção, em especial nos mercados informais, expostas à poeira e poluentes da rua, ou a insetos que podem ser portadores de microorganismos patogênicos, não são adequadas ao consumo. No mínimo devem estar acondicionadas em vasilhames, protegidas do sol e da umidade, e devem ser manipuladas com luvas ou instrumentos que evitem o contato direto com as mãos. Outra informação fundamental que pode ser obtida é de onde originam-se as plantas: se foram cultivadas ou coletadas, e em que região. Deve- se evitar plantas cultivadas ou coletadas na periferia de cidades, porque são regiões de alto nível de contaminação por poluentes ambientais.

Quanto aos chás produzidos com cultivo, devemos optar pelas plantas que foram cultivadas sem adubos químicos e defensivos agrícolas, usando o conceito de orgânico. Quando esses aditivos são usados nas culturas de chás, além deles terem muito mais chance de serem contaminados, os aditivos interferem com as vias de síntese dos vegetais, gerando um produto com poucas substâncias ativas, o que significa também poucos benefícios à saúde.

Uma alternativa que algumas pessoas recorrem é a de cultivar suas próprias plantas medicinais em casa. Para fazer isso certifique-se que está adquirindo as espécies corretas, e só cultive as espécies que já estão bem adaptadas para o cultivo. Utilize apenas adubo orgânico vindo de *compostagem e húmus de minhoca para enriquecer a sua terra. Descubra a necessidade de água e sol da sua planta e deixe-a nas condições mais próximas ao seu habitat natural. Se você mora numa cidade, utilize uma proteção de plástico ou outro material translúcido, para evitar entrada de poluentes no local do cultivo. Nunca cultive em canteiros de frente para a rua ou próximo a rios ou riachos poluídos.

Continua após publicidade

Plantas de porte herbáceo podem ser cultivadas até em pequenos vasos, desde que todos os cuidados acima sejam tomados. Por tudo o que foi exposto nesse artigo fica evidente que pode ser difícil ter acesso a plantas medicinas de qualidade. Se você é um amante de chás de qualidade, pode buscar outras pessoas com a mesma paixão, e trocar favores. Em geral isso facilita obtenção de plantas de qualidade. Pessoas podem cultivar espécies diferentes e depois trocar os chás que produziram, ou então podem ter acesso a fontes diferentes de chá de qualidade e trocar as espécies obtidas. Bom agora que você está com um chá de qualidade em sua xícara, deguste o sabor e aproveite os benefícios.

*Compostagem: método de produção de adubo orgânico, feito através de um processo natural, no qual você coloca partes velhas de vegetais, junto com terra numa caixa de madeira especial, e deixa por algum tempo para que o material seja decomposto por bactérias.

 

Continua após publicidade