Pensar certo pode te levar à autorrealização

por Emilce Shrividya Starling

É importante cultivar a maneira correta de pensar e eliminar qualquer pensamento negativo e sem valor. Muitas vezes, a energia do pensamento é desperdiçada em fofocas, conversas inúteis ou discussões.

Continua após publicidade

Os pensamentos que você tem se manifestam em sua vida. Se você for alegre, corajoso, tolerante, paciente e bondoso essas qualidades divinas se tornaram evidentes em sua vida. Você terá mais saúde, amigos, mais prosperidade espiritual e material. Porém, se tiver pensamentos ruins, inveja, desejos egoístas, você estará semeando inimizades e doenças.

Quem alimenta pensamentos negativos causa prejuízo para si mesmo e para os outros. Seus maus pensamentos penetram nas mentes das pessoas, mesmo distantes, pois o pensamento se move com grande velocidade.

Quem cultiva pensamentos bons faz bem a si mesmo e ao mundo. Pode transmitir esperança, alegria, tranquilidade até aos amigos que moram longe.

Use o poder do pensamento para auxiliar a si e aos outros. Cultive pensamentos positivos como os de coragem, agradecimento, bondade, compreensão e tolerância. E assim, os pensamentos negativos morrerão de inanição, porque você não os alimenta mais.

Continua após publicidade

Faça isso e sinta sua força interior. Os pensamentos bons e puros infundirão em você uma nova vida. Pensamentos úteis são os degraus do progresso espiritual. Não permita que a mente vá para os velhos padrões mentais e hábitos de pensamentos. Vigie sua mente com cuidado e atenção.

Os pensamentos negativos são a causa de muitas doenças, desarmonia, angústia, medos e depressão. O pensamento exerce influência sobre o corpo. Quando a mente se desequilibra, o corpo fica vulnerável às doenças.A tristeza e preocupações enfraquecem o corpo.

Mas, o corpo também influencia a mente. Quando o corpo adoece, a mente também adoece. Um corpo saudável e forte ajuda a mente a se manter saudável.

Continua após publicidade

Quando temos raiva, a mente fica perturbada. E, assim também o corpo sente distúrbios. O sistema nervoso se agita. A ansiedade, ataques de mau humor e brigas produzem danos nas células do cérebro, espalham produtos químicos venenosos no sangue, causam depressão; suprimem a secreção dos sucos gástricos, esgotam a vitalidade, provocam velhice prematura.

Se alimentar pensamentos doentios, de medos, de mau funcionamento de seus órgãos internos, não pode esperar ter boa saúde e harmonia. Se cultivar pensamentos saudáveis, permanecerá saudável. Lembre-se de que o corpo é um produto da mente e que se encontra sob o controle da mente.

Os pensamentos afetam o corpo. Cada pensamento, emoção ou palavra produz forte vibração nas células do corpo e deixa nelas uma impressão marcante.

Se conhecer e aplicar o método de criar pensamentos opostos aos negativos, poderá ter uma vida mais feliz, harmoniosa e tranquila. Um pensamento de amor neutralizará imediatamente um pensamento de ódio. Um pensamento de coragem será um antídoto para um pensamento de medo.

Acione o poder interior para ter a saúde mental e emocional. Se a mente for saudável, o corpo será mais saudável.

A vida é uma atuação recíproca de pensamentos. A mente adota a forma de pensamentos sobre o qual a pessoa pensa intensamente. Portanto, você precisa treinar a mente de maneira apropriada, com imagens mentais ou como um pano de fundo de pensamentos bons e corretos.

Mantra: poderoso purificador da mente

Um método eficaz é repetir mentalmente, várias vezes ao dia, o mantra Om Namah Shivaya, que significa: Eu honro a divindade que habita em mim. Essa é uma poderosa prática de treinar e purificar a mente .

Você pode também repetir mentalmente, várias vezes ao dia, pensamentos como:

“Eu sou forte, forte, forte, faço parte de Deus, Deus é força e eu estou pleno de força”.
“Ò Deus, que está no profundo da minha mente, ó força infinita manifestai-vos” .
“Todos os dias, sob todos os pontos de vista, estou cada dia melhor e melhor.”

Nossa mente é como um computador. E, se você mantiver pensamentos bons como um pano de fundo na mente, estará criando um novo disco mental, pois esses pensamentos bons ou o mantra vão criando ondas mentais mais tranquilas e positivas, dissolvendo aqueles arquivos mentais de medo, inseguranças e pessimismo.

Quando você vai purificando a mente com o mantra, lembrando-se constantemente de Deus ou com pensamentos positivos, você começa a ter domínio sobre sua mente. Isso acontece porque você modifica o estado interior de sua mente, como se a tivesse limpado com água e sabão.

O mantra ou pensamentos bons atuam como um sabão e a repetição mental constante é como a água que purifica sua mente.

Treinando assim sua mente, você pode perceber quando um pensamento negativo surge e imediatamente pode rejeitá-lo,cortando-o na raiz. Você desenvolve a vigilância para notar que a energia de um pensamento negativo é bem diferente e que lhe causa sofrimentos inúteis.

Você percebe que tem escolhas. Tem a experiência de que se pensar algo bom, sentirá tranquilo. Mas, ao contrário, se permitir que pensamentos negativos dominem sua mente, você sentirá triste, deprimido, causando sua própria infelicidade.

Os mesmos pensamentos que alimentamos durante o dia estarão ocupando nossa mente durante o sonho. Se quisermos dormir bem, ter bons sonhos, ficar livres de pesadelos ou sonhos ruins, precisaremos observar a qualidade dos pensamentos diários e nos purificar dos venenos da mente: raiva, ódio, mágoas, inveja, preocupações excessivas com o futuro ou ressentimentos sobre nosso passado.

Porém, cada pessoa tem um pano de fundo mental diferente. As pessoas variam em sua capacidade mental, intelectual e na força física para realizar-se. Dessa maneira, cada uma precisa ter um ideal, que se adapte ao seu próprio temperamento, capacidade e deve buscar esse ideal com entusiasmo e confiança.

O ideal de uma pessoa pode não convir a outra. Portanto, se ela buscar um ideal que não poderá atingir, poderá ficar decepcionada e desistir de se esforçar.

Você deve se autoconhecer, procurar descobrir seus talentos, habilidades e seu próprio ideal. Não importa se poderá realizá-lo logo ou se depois de alguns anos. Importante é continuar com determinação, autoesforço contínuo, vontade firme, dentro de suas limitações, até atingir esse ideal ou meta.

Um pensamento negativo escraviza. Um bom pensamento liberta. Portanto, pense na maneira certa e consiga libertar-se. Acredite nos poderes da mente. Os resultados desejados serão obtidos pela motivação, interesse, determinação, concentração e fé.

Os pensamentos que você cria em sua mente e as imagens que forma em sua vida cotidiana o ajudarão a fazer de você o que é ou o que deseja ser. Pode mudar seu destino. Pode atrair o melhor para você. Fique em paz! Namaste! Deus em mim saúda Deus em você!