Viver no momento presente nos liberta da tristeza e do medo

por Emilce Shrividya Starling

Uma das maiores conquistas das práticas do Yoga é praticar estar presente na ação.

Continua após publicidade

Esse treinamento tem me ajudado muito a dissolver as recordações negativas do passado e as expectativas ansiosas pelo futuro.

Ao perceber que estou me dispersando, indo para o passado ou para o futuro, converso com minha mente e trago-a de volta ao que estou fazendo. E, mesmo que por muitas vezes, eu me distraia ou me envolva com meus pensamentos, quando observo que viajei para o passado ou para o futuro, eu, gentilmente, mas com determinação, trago minha mente de volta para o agora.

Os frutos dessa observação sobre meus pensamentos têm sido o apaziguamento e a serenidade, conquistas inestimáveis para a paz de espírito.

Ao treinar estarmos conscientes no momento presente, vamos nos libertando da escravidão da mente e do ego negativo. Desenvolvendo a concentração nas nossas atividades, ouvindo com mais atenção às pessoas e dedicando-nos com boa vontade aos nossos afazeres, conseguimos tranquilizar a mente.

Continua após publicidade

Assim praticando o poder do agora, os problemas criados por nossas mentes se dissolvem; descobrimos que podemos estar livres das amarras e angústias do passado e da ansiedade do futuro.

Quando começamos a treinar estarmos presentes na ação e a observar nossos pensamentos, ficamos surpresos como nos dispersarmos continuamente, e como a mente nos domina nos levando como um barco sem leme, sem direção, de um lado para outro, criando tristeza pelo passado ou medo pelo futuro.

Compreenda que a mente negativa não quer viver o momento presente, pois ela só tem poder sobre nós, nos conduzindo para o passado ou para o futuro. Portanto, é essencial purificar a mente e construir uma mente positiva que saboreia o momento presente.

Continua após publicidade

Chave para o autodomínio

A chave para alcançar esse domínio sobre a mente está na observação dos pensamentos e das nossas atitudes, sem julgamento, sem luta, sem sentimentos de culpa. Apenas observação.

O primeiro sinal que estamos ficando presentes é quando começamos a perceber que dispersamos a todo instante. Antes de praticar o poder de estar presente na vida diária, nem percebemos o caos que existia em nossa mente, ora nos levando para o passado, ora para o futuro, sempre com pressa, querendo passar logo para outra atividade.

Assim, sem cobranças, mas com determinação, quando perceber que se distraiu, volte sua atenção para o que estiver fazendo ou pensando.

Existem momentos mais difíceis, quando estamos preocupados com nossa saúde ou dos nossos familiares; quando estamos aguardando algum diagnóstico em um consultório médico; ou esperando pelo resultado da cirurgia de um parente em um hospital, ou na expectativa de uma viagem muito sonhada.

Nesses momentos somos dominados pela emoção e, geralmente, os pensamentos negativos geram sofrimento e a angústia para nós. A melhor maneira é vivenciar esses momentos com coragem, fé e aceitação da nossa colheita do presente.

Como eu pratico, muitas vezes ao dia, a repetição mental do mantra Om Namah Shivaya, que significa: "Eu honro o Deus que habita em mim", sinto um grande apoio interno com essa prática. O mantra me acalma, aquieta minha mente, me conecta com o Ser interior, fonte de toda coragem e força. E, em muitos momentos desafiantes de minha vida, percebi como a repetição do mantra me ajudou, me libertando de medos, me dando confiança e calma.

Leia aqui em meu texto como fazer essa repetição mental do mantra.

Observe como acontecerá uma mudança positiva em sua vida com o desenvolvimento dessa consciência de estar presente e no poder do agora. Você vai encontrar força interior e serenidade. Poderá superar melhor as turbulências da vida com mais coragem, mais aceitação e paciência.

As práticas da Hatha Yoga, da meditação e do relaxamento profundo nos ajudam a diminuir o ruído mental incessante que nos impede de encontrar a tranquilidade. E, quando cessamos a turbulência da mente, podemos nos conectar com o espaço de serenidade do Ser interior, que habita em nós.

O maior obstáculo para vivenciar o Ser interior é a nossa identificação com a mente e também estarmos sempre pensando sem parar.

A maioria das pessoas nem percebe essa identificação com a mente, o que faz com que estejam sempre pensando em alguma coisa. Nem percebem como esse incessante ruído da mente gera tantos conflitos, inquietação, depressão e muitos medos.

Contemple agora esses ensinamentos do Yoga:

– Para que pensar tanto?

– Por que se angustiar pensando pensamentos negativos e criando sofrimentos inúteis para você?

Os mestres do Yoga nos orientam: "Mas, se você quer ficar pensando, pelo menos, escolha bons pensamentos que criam paz em seu interior".

Não acredite na mente negativa. Você tem escolhas. Entenda que pode criar um céu em sua mente ou pode também criar muitas dores. Escolha ser seu amigo e fazer as pazes com sua mente.

A mente é fascinada em pensar e julgar e nos leva da paz para o sofrimento em instantes. Ela pode nos dominar e criar fantasias, ilusões e sofrimentos imaginários em um minuto. Se deixarmos que a mente nos domine, ela se torna destrutiva. Mas, se for usada corretamente, a mente é um instrumento importante para nos conduzir para a paz e iluminação do Ser interior.

Não fique carregando o fardo da sua história pessoal na esperança de que ela se resolva no futuro, pois isso apenas traz depressão ou ansiedade. Livre-se desse peso do passado e das expectativas angustiantes do futuro. Valorize o momento presente, o único momento que existe e onde você pode plantar as sementes para o futuro melhor.

O poder do agora

Como disse Eckart Tolle, escritor especializado em iluminação espiritual, no seu livro O Poder do Agora: "Passamos a maior parte de nossas vidas pensando no passado, fazendo planos para o futuro. Ignoramos ou negamos o presente e adiamos nossas conquistas para algum dia distante, quando conseguiremos tudo que desejamos e seremos finalmente felizes. Mas, se queremos realmente mudar nossas vidas, precisamos começar neste momento".

Essa também é a mensagem simples, mas transformadora do Yoga que nos ensina que viver no agora é o melhor caminho para a serenidade, felicidade e iluminação.

Priorize momentos do seu dia para praticar a meditação ou um relaxamento profundo por uns quinze minutos. Isso vai lhe ajudar muito a diminuir sua ansiedade e purificar suas memórias tristes do passado.

Aprenda aqui como relaxar e meditar de uma maneira simples e funcional.

Como viver o momento presente em suas ações no dia a dia

Comece a dar mais atenção a qualquer atividade cotidiana como:

– coar seu café;

– beber seu chá;

– comer sua fruta ou sua refeição;

– esteja mais atento aos que os outros lhe falam;

– não faça as coisas como se ligasse o piloto automático;

– desenvolva estar presente na ação. Invista nesse treinamento e estará conquistando uma mente pacífica e mais tranquila.

Namaste! Deus em mim agradece e reverencia Deus em você! Fique em paz!