Por que não consigo me recolocar no mercado de trabalho?

por Roberto Santos

"Aprecio suas exposições e gostaria de tirar uma dúvida que está me atormentando. Tenho 42 anos, sou formado em informática, tenho pós em administração e MBA em gestão estratégica. Estou há um ano desempregado e simplesmente não consigo me recolocar. Tenho ao menos 10 anos de experiência em gestão administrativa e financeira e sinceramente não sei o que acontece. Você poderia me ajudar? Obrigado."

Continua após publicidade

Resposta: Atualmente vivemos um momento único e paradoxal em nosso país, em que há abundância de oportunidades em certos setores, escassez em outros e vagas que não são preenchidas por falta de qualificação.

A explosão do segmento imobiliário, por exemplo, faz com que os engenheiros sejam "caçados" ainda nos primeiros anos da faculdade, enquanto que em outros setores, profissionais experientes como você tenham tanta dificuldade de recolocação. Porém, como você sabe, lamentar-se não trará a oportunidade sonhada, mas fazer uma análise de seu perfil e da situação, como você parece estar fazendo, poderá redirecionar e reenergizar sua busca.

Uma observação que se tem de mercado é a ênfase cada vez mais forte que grandes empresas dão para a implantação de ERPs (Enterprise Resource Planning) ou seja, os grandes sistemas de integração de informações como os famosos SAP, Oracle, e outros de menor porte. Profissionais com conhecimento e experiência com esses sistemas, conseguem alavancar sua carreira e sua remuneração, pois existem muitas ofertas de emprego.

A área de finanças que nas grandes empresas incorpora o setor de Tecnologia da Informação tem um papel preponderante no desenho e implantação desses sistemas. Você parece possuir uma boa formação acadêmica e experiência que englobam finanças e sistemas. Parece-me que potencialmente você poderia ser um recurso importante para empresas que estão planejando ou implantando tais sistemas. Portanto, adquirir conhecimentos, via cursos, e/ou experiência, talvez começando com um cargo inferior ao que tinha, como um investimento na sua carreira futura.

Continua após publicidade

Às vezes, uma revisão e correção de rota são mais saudáveis do que a insistência na estrada que o trouxe até onde chegou mas pode não levá-lo aonde você quer chegar no futuro — para os próximos 15 a 20 anos de carreira que tem pela frente.

Boa sorte!

 

Continua após publicidade