Por que o homem também finge orgasmo?

por Arlete Gavranic

Vivemos ainda numa sociedade muito machista. A ideia de que o homem sempre tem de estar desejoso de sexo e nunca recusar uma possibilidade sexual, gera uma cobrança de prontidão sexual que nem sempre existe.

Continua após publicidade

Se esse homem não aceita um convite ou se esquiva de uma cantada corre o risco de ter sua masculinidade colocada em dúvida. Por isso muitos homens acabam, mesmo sem desejo, encarando alguns encontros sexuais, e aí nem sempre a resposta sexual é satisfatória.

Esse homem pode ter dificuldade em conseguir e manter uma boa ereção. Outros, ansiosos por conseguir dar conta e acabar com essa situação, acabam tendo uma ejaculação rápida. Outros terão dificuldade de chegar ao gozo e ejacular.

Para esses homens há um sofrimento inerente à cena sexual: há a sensação de não conseguir dar conta, principalmente para aqueles homens que têm a preocupação de agradar e dar prazer à parceira. Esse aspecto se for associado a momentos de crise pessoal ou de baixa autoestima podem trazer consequências ruins do ponto de vista comportamental na sexualidade desse homem.

Em especial, quero chamar atenção dos homens que acabam tendo dificuldade em chegar ao orgasmo e acabam criando uma cena, isso mesmo eles fingem orgasmo! Essa história de que só mulheres fingem orgasmo – para acabar logo a relação, ou para agradar o parceiro ou não se sentirem inadequadas não é verdadeira -, homens também fingem orgasmo.

Continua após publicidade

Uma enquete muito interessante realizada pelo UOL, (Mulher Comportamento UOL)
  
Os homens podem mesmo fingir orgasmo?

E os resultados obtidos através de 14.186 votos, até a data em que escrevo este texto foram:

Sim, e ela não percebeu
48,62%
Sim, e fui descoberto
4,81%
Essa ideia nunca me ocorreu
19,5%
Não
27,08%         

Continua após publicidade

Pela enquete, mais de 14 mil homens votaram, 53,43% desses assumiram fingir orgasmo.

Como eles fazem isso?

Para a maioria deles existe a cena de fingir, caras e bocas e gemidos. Na hora de retirar a camisinha e jogá-la fora é a grande oportunidade que faz com que a mulher nem perceba, pois elas não ficam controlando o preservativo. Além do mais, a parceira que tem lubrificação abundante também pode não perceber.

Autoafirmação masculina

O que chama atenção é que existe uma necessidade de autoafirmação masculina, um medo de ser rejeitado e uma necessidade de mostrar à parceira que ele é sexualmente adequado. Essa necessidade é tão grande quanto à da mulher que finge orgasmo.

Essa questão de fingir precisa ser repensada.

Outras questões associadas ao orgasmo fingido masculino:

– autoestima rebaixada,

– autoconfiança em conflito: será que vou conseguir?;

–  o risco de com esses conteúdos não investir em uma eroticidade que faça explorar mais suas sensações e as da parceria para aumentar o prazer.

Além disso, muitos homens carregam o medo de serem descobertos e acusados pelas parcerias de serem pouco viris ou de não terem interesse nessa parceria ou em sexo.

Homens não são máquinas de fazer sexo e as mulheres também precisam estar atentas a isso, respeitando o cansaço, estresse ou falta de desejo naquele dia, naquela fase: desemprego, dificuldades financeiras, perda de alguém querido, pressão trabalho…

Se essa fase estiver muito prolongada vale aos dois a necessidade de pensar, se há afeto, desejo e interesse para manter essa relação. E, se houver interesse, pensar num acordar sexual e afetivo.