Posso usar estimulante sexual sem consulta médica?

por Marcelo Toniette

"Meu marido está com problema de ereção e não estamos conseguindo terminar uma relação. É seguro e dá bons resultados usar remédios sem consulta médica?."

Continua após publicidade

Resposta: Não, não é seguro utilizar potencializadores de ereção sem a avaliação e a recomendação médica. É importante saber o que vem acontecendo na vida de vocês que levou, nesses últimos tempos, à dificuldade sexual.

Tomar um comprido pode parecer bem mais simples do que avaliar e encontrar melhorias na vida a dois, porém, o casal se propor a se (re)conhecer mais e melhor pode ser mais gratificante do que se pode imaginar.

Os potencializadores de ereção podem funcionar como paliativo – abrandam temporariamente – a dificuldade sexual, porém, não resolvem por si só a origem do problema. Deste modo, suspendendo a medicação, não existe garantia de que a dificuldade sexual não retorne na vida de vocês.

A dificuldade sexual nunca surge do nada. A dificuldade de ereção pode ser indício de que algo não vai bem na vida do homem, que vai desde o estresse, podendo chegar a problemas de ordem orgânica. Daí a importância de uma avaliação psicológica e/ou médica para saber se a dificuldade da ereção não é decorrente de algum outro problema.

Continua após publicidade

A melhoria da relação de um casal depende do afeto e da disponibilidade de ambos. Em vez de você e seu marido mergulharem na idéia de que vocês têm um problema a ser resolvido, procurem se cobrar menos, e experimentar sensações do estar um junto ao outro. A cobrança excessiva, principalmente para homem, pode ser um fator que inibe ainda mais qualquer possibilidade de obter e/ou manter a ereção.

Durante esta fase, uma saída é deixar um pouco de lado a prática sexual com penetração e passar um tempo investindo em outras formas de prazer na cama. Beijos, abraços, massagens, brincadeiras… enfim, tudo aquilo que proporcione o relaxamento na cama e exploração de sensações é bem-vindo. Ao longo dos dias, conforme você e seu marido sentirem-se mais à vontade – e sem a fatídica cobrança!!! –, aí sim, podem experimentar voltar ao sexo com penetração.

O importante quando se fala em sexo é respeitar o limite e o jeito de cada um, além de se autorizar a ter prazer, sem a presença “broxante” da cobrança. A atividade sexual é a possibilidade de compartilhar afeto e prazer.

Continua após publicidade

Se a dificuldade de vocês persistir, procure um psicólogo(a) que tenha trabalho voltado para a sexualidade a fim de que se avalie e forneça orientações para a melhoria do relacionamento de vocês.

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento