DESTAQUES

Práticas saudáveis para manter-se jovem

Emilce Shrividya Starling 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
O yoga recomenda as posturas psicofísicas

por Emilce Shrividya Starling

A Filosofia do yoga há mais de 5.000 anos, nos ensina com sábios ensinamentos como se manter jovem, entusiasmado, com mais saúde e alegria.

O yoga recomenda as posturas psicofísicas, exercícios respiratórios, alimentação equilibrada e natural, meditação diária e pensamentos positivos para ter corpo e mente mais saudável, com paz interior.

Agora, a ciência e vários médicos estão descobrindo esses ensinamentos e aplicando-os com excelentes resultados.

Li uma entrevista com um cirurgião cardíaco americano Mehmet Oz, cuja especialidade é retardar ao máximo os efeitos da idade de seus pacientes. E fiquei feliz ao perceber nessa entrevista os ensinamentos milenares do yoga.

Seu último livro, You Staying Young, (Você sempre jovem), lançado há um mês nos Estados Unidos já se tornou best-selller. Ainda sem previsão de lançamento no Brasil.

Em seu livro, esse médico trata do tema de como evitar que o corpo se torne frágil e vulnerável:

1 - Os exercícios físicos são ferramentas essenciais para combater o envelhecimento, pois evitam a perda de força muscular.

2 - Alimentar-se bem e meditar.

3 - Uma boa recomendação é praticar yoga, Tai Chi Chuan, práticas que combinam coordenação motora, flexibilidade e meditação.

4 - Na alimentação não pode faltar o resveratrol da uva e o licopeno do tomate que são poderosos antioxidantes.

5 - O principal é controlar a quantidade de alimentos, comer menos do que tem vontade. Comer uma média de 2000 calorias ao dia, intercalando refeições com lanches, comendo de três em três horas. como mostram as pesquisas científicas.

6 - Seguir uma regra de cinco, fácil de ser usada: evitar gorduras saturadas, gordura trans, açúcar branco, açúcar invertido e farinha branca.

(As gorduras saturadas e trans podem estimular processos inflamatórios no fígado que forçam a produção do colesterol e também fazem com que o fígado fique menos sensível à insulina, aumenta o risco de diabetes.

O açúcar branco e o invertido fazem mal por estimular a produção de insulina, o que aumenta o depósito de gordura corporal e provoca diabetes. E é importante ler os rótulos dos alimentos, pois esses cinco ingredientes são os mais comuns na alimentação atual)

7- Evitar carnes gordas. (yoga prefere a alimentação vegetariana, mas não proíbe nada. E, se você gosta de comer carne, dê preferência para peixe e frango sem gordura. Coma mais soja, castanha do Pará e nozes que tem muita proteína.).

8 - Evitar arroz branco. Adotar o arroz integral, pão e massas integrais, pois os alimentos integrais têm mais fibras, o que os mantêm mais tempo no intestino e diminui a absorção de açúcar pelo organismo.

9 - Comer frutas e vegetais.

10 - Fazer desses novos hábitos uma rotina diária, automatizá-los como escovar os dentes ao acordar:

• Beber muito líquido ao longo do dia, de preferência água e chá verde. (se gosta da cafeína, em lugar de 4 cafezinhos, tome 4 copos de chá verde. Essa bebida concentra muitos antioxidantes e nutrientes para a saúde.)

• Dormir ao menos sete horas por noite, porque durante o sono se produz o hormônio do crescimento, essencial mesmo para quem já é adulto, pois prolonga a juventude.

• Caminhar meia hora por dia e praticar exercícios físicos três vezes por semana.

• Meditar pelo menos dez minutos diariamente, o que pode estar incluído na prática de yoga ou tai chi chuan.

• Evitar os alimentos que estejam na regra dos cinco, mencionada anteriormente.

• Jantar três horas antes de dormir, pois dormir logo após a refeição facilita o acúmulo de gordura, principalmente na cintura.

• A alimentação não deve ser encarada como uma maratona para perder peso. Toda dieta que tem como chamariz o emagrecimento rápido não é confiável. Comer menos do que o corpo precisa para se manter agride a fisiologia.

• Quando as vitaminas não são obtidas na alimentação é nessário uma suplementação. Vitaminas como A, B, C, D, E, além do cálcio, magnésio, selênio e zinco podem melhorar a qualidade de vida e longevidade, previnem câncer e osteoporose.

• Estreitar o relacionamento com as pessoas e evitar julgá-las. Em vez de julgar os outros, é melhor cuidar de si mesmo.

• Resolva situações de conflito, pois o conflito é desgastante e não traz nada de positivo. Perdoar e resolver os sentimentos de animosidade é uma atitude para o bem-estar próprio.

• “Minha receita principal de juventude é brincar com meus filhos. Também procuro descobrir coisas novas todos os dias. Aprendo ao conversar com as pessoas, ao saber como elas trabalham. Isso faz minha mente exercitar-se”.

Ao seguir esses ensinamentos você está investindo em você, está se amando mais.

Cuide de você mesmo, tenha uma alimentação saudável, se liberte de vícios. Planeje um pouco de tempo todos os dias como se fosse um trabalho, um encontro marcado com você mesmo. Se for necessário, acorde um pouco mais cedo para fazer caminhadas, se exercitar, praticar hatha yoga, meditar. É importante programar-se e manter essa programação.

A prática do yoga tanto pode ser feita por pessoas de idade como por jovens. A pessoa se exercita e progride em seu próprio ritmo, sentindo conforto, prazer e respeitando seus limites. Seus benefícios são tanto físicos como emocionais. Fortalece os músculos e a coluna, aumentando a flexibilidade. Reduz estresse, ansiedade, equilibrando a conexão corpo-mente-espírito, trazendo sentimentos de alívio e bem estar.

A hatha yoga como a meditação são métodos eficientes para lhe deixar mais despreocupado, mais relaxado. Pratique alguns momentos diários e perceba como liberta sua mente da turbulência dos pensamentos. Fique em paz! Namaste! Deus em mim saúda Deus em você!
 




Emilce Shrividya Starling

É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/S.P, com aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos. É professora de Hatha Yoga em Santos (SP), desde 1989. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.



ENQUETE

De qual problema você gostaria de se livrar em 2018?








VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.