Gosto dele, mas me sinto muito insegura para casar

Por Anette Lewin

"Como acabar com esta dúvida?"

Continua após publicidade

Resposta: Você só tem 17 anos, é muito jovem ainda para ter certeza do que quer. Nessa idade, o casamento é um risco, e cabe a você decidir se quer assumi-lo ou não. Pode dar certo, se houver boa vontade das duas partes, pois um bom casamento é construído, aos poucos, no dia a dia, não nasce pronto! Tente entender se você se sente bem ao lado dele e se quer assumir a responsabilidade de um casamento e uma família. Não se esqueça que isso implica em abrir mão de uma 'liberdade', de poder sair, ir a baladas com a turma etc. Mas por outro lado você ganha a 'liberdade' de sentir que conquistou alguém, que alguém te escolheu. Avalie tudo isso e decida o que é melhor para você, lembrando que nenhuma decisão deve significar uma prisão eterna na sua cabeça. As coisas sempre podem mudar.

Fui traída e estava de casamento marcado, estou arrasada. Preciso de ajuda.
Brigávamos sempre, tinha a senha do e-mail dele e descobri que fui traída

Resposta: Talvez o que aconteceu apenas confirme o que você já suspeitava, senão por que tantas brigas? Por que dar um tempo? Algo não andava bem no relacionamento. Confiar cegamente nele você não confiava, senão para que ter a senha do e-mail? Você apenas optou por ter certeza de algo que já suspeitava, não é? Neste momento o importante é esperar passar o susto e reavaliar seu relacionamento. Um relacionamento vale a pena se, feito um balanço, ele nos dá mais ganhos do que perdas. Seu namorado teve um relacionamento fora do namoro, isto é fato que não dá para apagar. Você invadiu a intimidade dele, este é outro fato que não dá para apagar. Será que o relacionamento é forte o suficiente para passar por cima desses dois fatos e sobreviver? Pense, tire sua conclusão e tome uma atitude. Perpetuar o sofrimento e virar vítima não leva a nada.

Quero casar, mas não tenho coragem.
Isto acontece porque meu pai doente depende de mim e minha irmã epilética também e estou sem coragem de sair de casa para casar e abandoná-los. Penso em desistir do casamento, mas choro até no ombro de minha noiva

Continua após publicidade

Resposta: Você está olhando para as coisas de um modo muito radical! É verdade que quando você sair de casa para se casar as pessoas às quais você se dedicou tanto vão sentir sua falta, mas não ficarão eternamente chorando a sua ausência. Elas vão acabar se acostumando com a nova condição e encontrando uma nova forma de se organizar. Além do mais você vai se casar, não sumir! Encare as coisas de uma forma mais realista, assuma seu casamento e pense que uma pessoa feliz e realizada pode ajudar mais do que uma pessoa infeliz e frustrada.

Atenção!
As respostas desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento