Fiz uma entrevista, mas ainda não me chamaram, será que tenho chances de ser selecionada?

Por Roberto A. Santos

"Fiz uma entrevista de emprego há duas semanas. Passados 15 dias, liguei no RH para saber sobre o processo seletivo e fui informada que ainda estavam selecionado os candidatos. A entrevista foi boa, mas tenho dúvidas quanto a ser escolhida, pois será que ainda estão procurando alguém com o perfil para vaga?"

Continua após publicidade

Resposta: Primeiramente, recomendo a leitura de meu artigo que está disponível na coluna Gestão Pessoal do Vya Estelar, com o título "Como lidar com a relatividade do tempo" – clique aqui e leia – que trata exatamente de seus questionamentos e ansiedade. Eu poderia complementar em resposta a sua consulta específica dizendo que não podemos prever o futuro, mas podemos apelar para os sinais concretos da realidade ou para nossa intuição, para dar uma resposta que nos tranqüilize, seja esquecendo sobre essa vaga ou esperando calma e confiantemente a resposta esperada.

Sendo mais claro, você poderia rever todos os passos com relação ao processo seletivo que está participando para entender as chances que tem: os requisitos do cargo que você preenche, o contato com a empresa, a entrevista e os testes ou dinâmica, o telefonema dando explicações de não terem ainda uma resposta, etc. Tudo isso somado e interpretado pode lhe dar uma avaliação de suas chances. Outro caminho é o da intuição.

O que você sentiu com relação a todos os contatos com a empresa? Há uma química entre você e a empresa e as pessoas que a contataram?

Se tiver um sentimento mais forte que a faça acreditar que sim, aquiete seu coração e espere pela resposta positiva. Contudo, a sugestão mais lúcida que poderia dar é que não conseguimos controlar o futuro mas podemos fazê-lo ser mais provável, pelas nossas ações e atitudes. Leia também o artigo "O futuro e Pigmalião' – clique aqui. Boa sorte!

Continua após publicidade