Jogo aberto com meu chefe e digo que estou à procura de outro emprego?

por Roberto Santos

"Trabalho em uma multinacional e já não ando satisfeito há algum tempo (crescimento profissional ), devo jogar aberto com meu chefe e dizer que estou procurando outro emprego, ou quando achar… somente ir embora? Já dei vários sinais de insatisfação."

Continua após publicidade

Resposta: Apesar de você mencionar que trabalha em multinacional, como uma qualificação do tipo de empresa, a resposta a seu dilema tem muito mais a ver com o perfil de seu chefe e da relação que você desenvolveu com ele ao longo do tempo em que trabalham juntos do que com a empresa.

Já se vão pelo menos quatro décadas que foi declarado o fim da Lealdade do Empregador para com o Empregado, com aquela extinta promessa de estabilidade vitalícia da relação de trabalho, e como decorrência, foi morrendo lentamente a lealdade do vice-versa. Ou seja, os trabalhadores "ganharam" a liberdade de trocar de emprego com uma frequência muito maior, do que há 30 anos.

O fim da lealdade de empresa para trabalhador e vice-versa não significa o término da lealdade entre pessoas, ainda que essa lealdade seja conquistada gradativamente pela competência, credibilidade e consistência das duas partes envolvidas. Outro elemento a ser considerado em seu dilema é a causa de sua insatisfação — oportunidades limitadas de crescimento profissional. De duas uma, meu caro, você pode ter um desempenho e potencial excelentes e seu chefe deve estar lutando para lhe proporcionar o crescimento sonhado, no tempo que você almeja. Ou, de outro lado, sua avaliação pode estar deixando a desejar de um (ou os dois) dos lados — desempenho e/ou potencial — e o chefe pode estar apenas esperando que você peça demissão, pois ele não sabe, não pode ou não quer lhe dar um cartão vermelho.

Se dentre seus "vários sinais de insatisfação", que você está mostrando para o chefe, incluem o desempenho fraco, você só vai piorar as coisas para o presente e para o futuro.

Continua após publicidade

Considerando todos esses elementos, e especialmente, que seu chefe tem credibilidade, competência e consistência, dentre outras qualidades, minha sugestão sempre é de falar o que está se passando; pedir um feedback sobre seu desempenho e perspectivas futuras e comunicar que pretende procurar outro emprego, limitando ao máximo o impacto negativo sobre seu desempenho, assiduidade e pontualidade, durante esse período.

Dessa maneira, imagino que seu chefe poderá:

(1) acelerar o processo de uma promoção para retê-lo, ou (2) facilitar seu processo de recolocação, inclusive dando boas referências sobre sua postura — um ótimo dado para colocar em suas qualificações. Em minha experiência de mais de 30 anos, a maioria como chefe, sempre estimulei que meus subordinados diretos viessem falar comigo quando tivessem uma proposta do mercado. Tive exemplos em que reverti a decisão, não com falsas promessas, mas ajudando a pessoa a analisar comparativamente pacotes e perspectivas. Em outros casos, mesmo ficando triste, desejei boa sorte porque não conseguiria "bater" a oferta em todos os sentidos. Em outros casos, tenho que confessar que agradeci aos céus pela ajuda especial que o demissionário me deu ao tomar a iniciativa do que aconteceria de um jeito ou de outro."  Boa sorte!

Continua após publicidade