Bem-estar: você pratica alguma atividade autotélica?

por Renato Miranda

Nos dias atuais a luta por emprego, qualificação e bons salários parecem ser os resumos para a dita vida de sucesso. Em conseqüência, há uma tendência exagerada das pessoas se esforçarem em fazer apenas as coisas que claramente trarão algum proveito imediato.

Continua após publicidade

Já escutei várias vezes pessoas de meia-idade, por volta dos 40 anos, afirmarem que não praticam esporte porque não vão ganhar nada com isso, apenas lesões e aborrecimentos, já que “seu tempo” para praticar esporte já se foi. Outras, vão mais longe e dizem que a atividade física “rouba” um tempo de dedicação ao trabalho irrecuperável e mesmo considerando que a atividade física é benéfica, não há como se dedicar a um programa de exercícios físicos.

Além disso, existem aqueles que querem usufruir dos benefícios e dos “ganhos” do exercício físico imediatamente. Em outras palavras, se pretendem emagrecer, que isso seja de imediato.

Em texto publicado anteriormente pelo Vya Estelar sobre Flow-feeling (clique aqui), escrevi a respeito da característica autotélica na realização de tarefas e como ela é positiva para nossas vidas. Ao entender o significado de uma atividade ou experiência autotélica nós acreditamos proporcionar uma oportunidade para as pessoas se motivarem a praticar esportes e exercícios físicos “a troco de nada” (para usar uma expressão do “mundo estressante”).

A palavra autotélica originou-se da união de duas palavras gregas: auto, que significa por (ou de) si mesmo, e telos, que significa finalidade. Portanto, uma experiência autotélica refere-se a uma atividade sem a expectativa de algum benefício imediato ou futuro, a finalidade da tarefa está nela mesma. Ou seja, a realização da tarefa é a própria recompensa.

Continua após publicidade

A princípio, é óbvio que a prática de exercícios físicos, por exemplo, tenha um objetivo específico (por ex. emagrecer). E isso é importante, afinal de contas, nos sentimos motivados ao buscarmos objetivos próprios. No entanto, a atividade quando é autotélica nos faz liberar energia psicofísica (ex. concentração) para o momento específico da execução da tarefa e não perdemos tempo em preocupações ou projeções futuras, que podem desviar nossa concentração e gerar ansiedade.

Portanto, as conseqüências ou resultados não são objetos da concentração da pessoa. Toda energia psicofísica despendida é liberada exclusivamente para a execução da atividade. Isso não quer dizer que os objetivos a serem alcançados não sejam importantes, acontece que o envolvimento (esforço) da pessoa com a experiência não dá “espaço” em sua mente para preocupações com os resultados futuros. Com isso, executar a tarefa presente é o que realmente importa. As conseqüências serão os produtos desse esforço. Logo, nossos objetivos são atingidos espontaneamente e naturalmente.

É por isso, que quando perguntamos uma criança por que ela gosta de jogar bola ou andar de skate durante horas, ela simplesmente responde: “porque eu gosto!” E mesmo para aquele atleta que treina exaustivamente para se tornar um campeão, no fundo o motivo principal que o mantém em treinamento é sua satisfação em praticar esporte e é isso que o absorve em sua rotina. Se diariamente ele ficar pensando em seu futuro ou como se tornar um campeão ele possivelmente irá desistir.

Continua após publicidade

Em minhas palestras e consultorias para atletas ou mesmo para pessoas não-atletas, tento conscientizá-los que o prazer desenvolvido na execução das tarefas e os esforços dedicados a estas, são nossos maiores incentivadores e tudo que pretendemos atingir é uma conseqüência natural de nosso envolvimento.

Assim, se quero emagrecer, não fico liberando energia psíquica (concentração, tensões, preocupações, etc.) em direção ao meu objetivo, simplesmente procuro fazer e me envolver com a própria execução diária da tarefa. Realizá-la dia após dia, usufruir do sentimento de recompensa, e gerar alegria no processo de execução torna-se a finalidade propriamente dita.

Jogar futebol (“pelada”) ou praticar outro esporte nos finais de semana, possivelmente não trará nenhum sucesso ou recompensa concreta a ninguém, mas a simples satisfação de participar e fazer o melhor possível já é suficiente para sentirmos bem-estar e alegria. Ao praticar exercícios físicos regulares e praticar esporte, não é preciso esperar por resultados pretendidos, eles virão ao seu tempo. E quando esse momento chegar você irá perceber que o melhor de tudo é usufruir dos esforços dedicados à própria tarefa.