Assexuais são pessoas normais que não gostam de sexo

por Tatiana Ades

Vivemos numa sociedade onde o sexo é tido como essencial e necessário. A mídia reforça muito essa necessidade.

Continua após publicidade

Essa necessidade existe e é saudável, claro, mas em equilíbrio. O sexo faz bem para o nosso emocional e físico e diversas pesquisas apontam que pessoas que fazem sexo de maneira regular são mais felizes.

E quem não sente vontade de fazer sexo? Sim, eles existem, são os assexuados ou assexuais, pessoas que não gostam do ato sexual, mas podem facilmente se apaixonar por alguém.

A questão está aí , como fazer o outro entender que eu não gosto de contato sexual?

Por causa dessas dificuldades, os assexuais estão criando grupos em mídias sociais e se encontrando. Existem héteros e gays assexuados, ambos capazes de se relacionar afetivamente com alguém, mas incapazes de ter contato sexual.

Continua após publicidade

Alguns dormem abraçados, podem se beijar ou não (dependendo do assexual nem o beijo é bem-vindo), dividem uma casa, vivem uma vida normal de casal, sem o sexo.

Isso deve parecer muito estranho para quem tem como o sexo algo rotineiro e que não consegue se imaginar sem ele. Porém, devemos respeitar esse tipo de gênero, pois o preconceito já os faz se isolarem cada vez mais.

Importante deixar claro

Continua após publicidade

– abstinência sexual por crenças religiosoas não fazem parte dos assexuados.
– falta de hormônio ou problemas de saúde onde a libido acaba não faz parte também desse grupo.

Muitas mulheres podem ter se tornado assexuadas por problemas de estupro na infância, mas aqui a questão é emocional. Para uma pessoa ser considerada assexuada, a não vontade de fazer sexo não se aplica a questões emocionais e de saúde.

São pessoas normais que não gostam de sexo, dificil pensar nisso numa sociedade tão "sexualizada".