Por que maioria dos garotos não quer ser goleiro?

por Renato Miranda

A posição de goleiro no futebol é tão ruim que até onde ele joga não nasce grama. Essa é a ideia principal de um dos jargões mais conhecidos no futebol. Dificilmente aparecerão garotos aos montes querendo ser goleiro. Pelo contrário, a maioria dos garotos quer é ser carrasco de goleiro. Por que é assim?

Continua após publicidade

Pergunta fácil de responder e com muitas explicações!

Primeira explicação: suas falhas são irreparáveis. Na maioria das vezes, se há falha… Gol do adversário e gritos de "frangueiro" (termo popular para designar um goleiro que falha). Detalhe; o futebol é um dos esportes em que mais há falhas de seus praticantes. Quer conferir? Assista a um jogo de futebol profissional. A quantidade de erros de passe, chute, cabeceio, condução de bola e outros é enorme. Portanto, se falhar é humano, nada melhor do que o futebol como analogia. Mas, cuidado menos para o goleiro, sua falha além de irreparáveis são inaceitáveis.

Inspirado na falha do excelente goleiro russo Igor Akinfeev – em um chute sem menor perigo, de uma distância considerada razoável de seu gol, feito por um atleta da Coreia do Sul na Copa de 2014, a bola simplesmente passou entre suas mãos, muito embora a mesma estivesse em totais condições de ser defendida – muito se falou de como é duro a vida emocional do goleiro. Tal comentário ganhou repercussão em função do nítido abatimento de Igor. Claro, ele sabia que estava sendo observado por mais de um bilhão de pessoas. Não é fácil!

Digo mais, não é só um "pesado" preparo psicológico que o goleiro precisa ter: condições atléticas (ser relativamente alto – dos 32 goleiros titulares das equipes da Copa de 2014, vinte deles tem no mínimo 1,90m – nada absurdo, mas não deixa de ser uma exigência. Além disso, desenvolver (leia-se: treinar muito!) habilidades físicas e técnicas, táticas individuais e um repertório sofisticado de defesas, a curta, média e longas distâncias, entre outras virtudes.

Continua após publicidade

Porém, se são essas "barreiras" que fazem da vida de goleiro uma difícil trefa, são as mesmas que atraem vários garotos (e também garotas com o desenvolvimento do futebol feminino) a se tornarem goleiros. De amadores a profissionais, o desafio é o mesmo, o que muda é a intensidade e importância!

Detenho-me às particularidades psicológicas para auxiliar na "moldura" que compõe tais particularidades, reconhecidas como habilidades para um goleiro de futebol se preparar e enfrentar os desafios descritos neste texto.

Questão mental: habilidades essenciais ao goleiro:

Continua após publicidade

– Ser atento, um observador sistemático de detalhes, para antever o que um jogador adversário poderá fazer e assim, facilitar as defesas.

– Memorizar um amplo repertório de ações e com isso, facilitar a tomada de decisões diante uma situação qualquer. Em exemplo, sair ou não do gol? Antecipar um movimento de defesa ou esperar o chute adversário? Espalmar ou tentar "encaixar" (segurar firme a bola) um chute a gol? Enfim, uma série de atitudes que exigem uma concentração intensa, do início ao fim de cada jogo.

– Emocionalmente o goleiro tem de ser uma verdadeira "fortaleza". Justifico: Imagine você em uma final de Copa do Mundo de futebol, diante da primeira bola que vem em direção ao gol? Imaginou? Pense profundamente nessa situação, aposto que ficará excitado! Agora imagine, se nessa mesma bola você falha de maneira gritante! Entendeu o que chamo de "fortaleza"? É uma força nervosa espetacular, para nos momentos de pressão (é aí que está a graça!) ter serenidade, concentração, segurança e finalmente, se divertir com tal exigência!

– Controlar as emoções, harmonizar a excitação nervosa em relação às tarefas e os momentos do jogo (ser pressionado intensamente pelo ataque adversário, por exemplo, ou diante de uma cobrança de pênalti). Aceitar o medo da "falha" como um valioso "amigo" que adverte e previne, de maneira controlada e sem nervosismo. A coragem do goleiro só tem serventia se o mesmo admitir o medo de errar. Ao admiti-lo treina incansavelmente, desenvolve técnicas, táticas e se aperfeiçoa sempre.

– O bom goleiro, psicologicamente, não se sente ameaçado, pelo contrário, quem deve se sentir ameaçado é o oponente. Ter a personalidade de goleiro é, sobretudo, ser um destemido, um corajoso que transmite confiança e poder à equipe e ao mesmo tempo, é visto pelo adversário como algo extremamente ameaçador (no sentido de ser uma barreira que frustra o sucesso alheio!).

Falhas existem e irão acontecer! Coragem em enfrentar os fracassos, humildade em reconhecer erros e enfrentá-los, e seguir em frente com altivez para futuras defesas memoráveis. Se pudesse falar com Igor Akinfeev, ou um garoto iniciante seria mais ou menos isso. No mais, muito treino, dedicação e comemorar (silenciosamente) cada defesa como se fosse um gol!