Saiba como conhecer o outro lado do medo: a liberdade

por Renato Miranda

Semana passada participei de um programa de televisão cujo tema era o medo no esporte. No programa, atletas de surfe, ginástica olímpica, escalada e outros relataram suas diversas experiências em relação ao medo e suas maneiras de conviver com esse fenômeno tão comum ao homem, seja na vida esportiva ou em qualquer momento.

Continua após publicidade

Minha participação se resumiu em explicar de alguma forma, como o medo faz parte do cenário do esporte e suas correlações no desempenho do atleta e por extensão em outras situações.

Primeiramente é possível aceitar o medo como algo natural e, portanto, criar resistências perante o medo é perda de tempo e infrutífero, pois se não houvesse o medo para que serviria a coragem. Lutar contra o medo só serve para criar resistência, produzir ansiedade, nervosismo e insegurança, e com isso diminuir a qualidade da nossa tarefa.

Portanto, o medo deve ser absorvido com naturalidade e transformá-lo em algo positivo. Assim sendo, o medo nos servirá para mantermos em alerta e mostrar o quanto devemos ser precavidos e nos preparar. Além disso, o medo nos ajuda a autoavaliar treinamentos e competências, checar estratégias, equipamentos e procedimentos. Sem medo, podemos ficar impulsivos, arrogantes e negligentes. Como consequência, experimentar derrotas e, em alguns casos, tragédias inesperadas.

Em muitas situações é o medo que nos faz aprender e pesquisar informações e com isso absorvemos e o dominamos naturalmente. Sem informações adequadas o desconhecido ganha forças ilusórias e potencializa o medo.

Continua após publicidade

O medo é o amigo silencioso que nos faz planejar ações e preparar nosso corpo e mente para o enfrentamento. Veja o caso de bons escaladores de montanha, antes de iniciarem qualquer expedição, planejam cada estratégia, movimento e tudo o mais.

Nós temos no esporte muitos casos frustrantes e tristes em função de atletas e treinadores não terem escutado a “voz do medo”. Derrotas que vieram porque não temeram o adversário e por isso não se prepararam adequadamente. Desastres na montanha, em situações de pouco risco por que atletas não checaram o equipamento de segurança ou dispensaram o “back-up” (um segundo equipamento de segurança, ou simplesmente uma reserva de segurança).

Enfim, ao aceitar o medo o atleta vai em frente, porque ele se prepara para o desafio, ao desprezá-lo ele fracassa porque negligencia a realidade.

Continua após publicidade

Uma dica que sempre dou aos atletas que sentem medo por algo e não conseguem transcendê-lo é responder algumas perguntas:

Tenho medo por quê…?

Será que estou realmente preparado?

O desafio é proporcional às minhas habilidades psicofísicas?

Tenho um bom plano de ações?

Meus equipamentos são adequados?

Conheço bem as adversidades que enfrentarei?

Sob risco, consigo vislumbrar o sucesso?

Quando o atleta responder positivamente a essas perguntas o medo será um grande aliado e deixará de ser um obstáculo.

Por fim, lembre-se, todos os atletas sentem medo, os mais corajosos, aceitam o medo como parte integrante da vida, aliam-se a ele e, por conseguinte preparam-se disciplinadamente para o desafio e com ímpeto vão em frente. Como resultado esses atletas conhecem o outro lado do medo: a liberdade!