Podemos ter com Deus uma relação mais humana e responsável

por Aurea Afonso Caetano

Muito tem sido dito a respeito das posições assumidas pelo papa Francisco. A última grande controvérsia foi acerca de sua fala sobre ciência versus fé. Disse ele que aceitar a teoria da evolução não implica negar a existência de um Deus criador. As teorias da evolução e do big-bang são reais, segundo ele, e “Deus não é um mágico com uma varinha”.

Continua após publicidade

Podemos pensar a partir desta fala que ao tirar o caráter mágico da figura de Deus possamos ter com ele uma relação mais humana e responsável. Explico: se Deus não é esse ser onipotente e onisciente, senhor de nosso destinos, não temos o direito de entregar a ele, ou a qualquer que seja a “força” em questão, a responsabilidade por nossas vidas.

Em nome da crença em um Deus criador, nos abandonamos sem culpa, descuidamos da necessidade de exercer o livre-arbítrio, esquecemos quem somos e nos entregamos ao papel de filhos do pai. Ficamos à espera dos desígnios divinos, paralisamos nossa possibilidade de escolha e orientamos nossa vida em busca do que os dogmas da religião que esse Deus representa colocam como certo ou errado.

Será essa a verdadeira proposta de Deus, seja ele qual for? Ampliando um pouco a fala do Papa, se Deus não é esse mágico com uma varinha, orquestrando a vida na terra então quem será ele? Uma força básica, um principio universal, um dado a priori? Com certeza não o homem barbudo que tudo vê, tudo sabe, e que está pronto a nos premiar ou castigar de acordo com o que fazemos aqui na Terra.

Se somos feitos à imagem e semelhança de Deus e se ele precisa de nós para ser reconhecido, então precisamos mostrar a que viemos. Nos colocarmos à espera de seus mandamentos é uma forma de rejeitar esse movimento; cada vez que justificamos nossos atos com um “Deus quis assim” ou um “Deus não quis assim” permanecemos no lugar de filhos sem nos apropriarmos de nosso próprio tamanho.

Continua após publicidade

Ora, a teoria da evolução fala de um continuum no desenvolvimento da vida, há um caminhar e esse movimento pressupõe um sentido, o da manutenção e perpetuação da vida. Cada um de nós é responsável por parte desse movimento. Cada um de nossos atos contribui para esse desenvolvimento e esperar que o “Deus Pai” como um mágico nos diga o caminho a seguir, é não honrar nossa existência, é não valorizar nossa vida aqui e agora.

Não acredito que seja isso o que Deus, seja ele qual for, quer de nós.

 

Continua após publicidade